As pesquisas desenvolvidas nos laboratórios precisam chegar à sociedade para produzir efeitos positivos e justificar o investimento de tempo e recursos. Quando o produto está pronto para o mercado, torna-se necessária a presença do investidor, aquele que disporá de condições para que o resultado da pesquisa seja produzido em escala industrial e possa enfim, beneficiar a sociedade.

PPT_03052018_Seminário Wilson AraujoMas será que para viabilizar o processo é necessário certo ritmo entre a realidade dos laboratórios, a maturidade tecnológica, a expectativa dos investidores e estratégias de negócios?

Tendo a biotecnologia industrial como pano de fundo, o Dr. Wilson Andalecio de Araújo, Diretor de Negócios da Syglia Consultoria discutirá, em palestra e mesa redonda, os desafios enfrentados por equipes de pesquisa no cotidiano empresarial, como startups podem ser uma alternativa de carreira e por que considera a interdisciplinaridade como requisito essencial para o desenvolvimento profissional.

A programação acontece no dia 7 de maio, no anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP. A palestra será às 9 horas, imediatamente após a abertura da programação pelo professor Emanuel Carrilho, coordenador do Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS) do IQSC e organizador do evento junto com a Dra. Regiane de Fátima Travensolo Sacomano, pós-doutoranda do grupo. Às 10h30 acontece a mesa redonda e às 14 horas será realizada uma reunião aberta a todos os interessados, embora tenha como público-alvo os alunos do grupo BioMicS/BioMicS Inc.

São sugestões de leitura: Formação científica e carreira: Deixa a vida me levar leva eu? Será?  disponível aqui   e   Um cientista em sua empresa, por que não? disponível aqui.

O palestrante

O Dr. Wilson Araujo possui mais de 20 anos de experiência obtidos nos setores agroindustrial e de biotecnologia industrial no Brasil e exterior (Cutrale, Cargill, Citrosuco, Symrise, Zilor, DuPont e Butamax).

Ocupou posições técnicas e de liderança nas áreas de P&D Inovação, operações industriais e desenvolvimento de negócios liderando e/ou integrando times multidisciplinares internacionais.

Participou ativamente do desenvolvimento de planos de negócios para introdução de novas tecnologias de produção de biocombustíveis e bioquímicos.

É professor em programas de educação executiva no Instituto Mauá de Tecnologia e Diretor de Negócios na Syglia Consultoria especializada nas áreas de bioeconomia, inovação e desenvolvimento de negócios.

Publicou artigos técnicos e científicos em decorrência de sua formação (Mestre em Química – IQSC/USP) e carreira construída com envolvimento em diversos projetos tecnológicos. É coautor do livro Global Bioethanol – Evolution, Risks, and Uncertainties (Elsevier, 2016).  Entusiasta da bioeconomia e inovações tecnológicas – ciência para o mercado.

Palestra

“Cientistas e o ambiente empresarial: desenvolvimento de carreira e empreendedorismo”

Dr. Wilson Andalecio de Araújo (Syglia Consultoria)

07/05/2018 – segunda-feira, às 9 horas, anfiteatro térreo do IQSC-USP