Cientistas e o desafio de desenvolver carreira no meio empresarial

O ECar – Escritório de Desenvolvimento de Carreiras, por meio do Escritório Avançado Ecar São Carlos, oferece a palestra Cientistas e o desafio de desenvolver carreira no ambiente empresarial. O tema será abordado pelo Dr. Wilson Andalécio de Araújo, com larga experiência profissional obtidos nos setores agroindustrial e de biotecnologia industrial no Brasil e exterior.  A atividade será na sexta-feira, 9 de agosto, às 13 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

O convidado discutirá desafios enfrentados por equipes de pesquisa no cotidiano empresarial, “o arriscado descompasso entre estratégias de negócio versus a realidade dos laboratórios, maturidade tecnológica e a expectativa de investidores”, informa.  Outros tópicos que serão abordados são: a migração da academia para indústria, seja para carreiras científicas ou outras; dificuldades de posicionamento de mercado, diversificação de escopo de atuação, mudança de foco de área de especialidade para ênfase em fortalezas do processo de formação científica; e interdisciplinaridade como requisito essencial para o desenvolvimento profissional.

O palestrante

O convidado, Dr. Wilson Andalécio de Araujo, possui 25 anos de experiência profissional obtidos nos setores agroindustrial e de biotecnologia industrial no Brasil e exterior (Cutrale, Cargill, Citrosuco, Symrise, Zilor, DuPont e Butamax).   Foi aluno de mestrado do IQSC-USP, junto ao Grupo de Cromatografia.

Ocupou posições técnicas e de liderança nas áreas de P&D Inovação, operações industriais e desenvolvimento de negócios liderando e/ou integrando times multidisciplinares internacionais. Participou ativamente do desenvolvimento de planos de negócios para introdução de novas tecnologias de produção de biocombustíveis e bioquímicos.

Publicou artigos técnicos e científicos em decorrência de sua formação e carreira construída com envolvimento em diversos projetos tecnológicos. É coautor do livro Global Bioethanol – Evolution, Risks, and Uncertainties (Elsevier, 2016). Entusiasta da bioeconomia e inovações tecnológicas – ciência para o mercado.

Atualmente é professor no programa de educação executiva no Instituto Mauá de Tecnologia, sócio-fundador da Syglia Consultoria e Diretor de Desenvolvimento de Negócios para América Latina na Nitto, multinacional japonesa da área de polímeros e adesivos.

ECar

O ECar é ligado à Pró-Reitoria de Graduação da USP e tem sede em São Paulo, onde é coordenado pela professora doutora Tania Casado, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

No segundo semestre de 2018 o ECar implantou em alguns campi da USP, Escritórios Avançados que seguem as mesmas diretrizes, conceitos e metodologias do escritório sede. Em São Carlos, o Escritório Avançado está localizado no edifício Q1 do IQSC e desde novembro de 2018 conta com a parceria de docentes e servidores técnicos e administrativos das Unidades do campus.

O coordenador do Posto Avançado ECar São Carlos é o professor doutor Emanuel Carrilho e o representante do IQSC no ECar São Carlos é o professor doutor Ubirajara Pereira Rodrigues Filho.

“Cientistas e o desafio de desenvolver carreira no ambiente empresarial”
9 de agosto de 2019 – sexta-feira, às 13 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
Atividade gratuita e aberta aos interessados.
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP