“Cine Nomads” reinicia novo ciclo de exibição de filmes nesta terça-feira

Desde 2007, integrantes do Grupo de Estudos de Habitares Interativos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (Nomads-IAU/USP) realizam mini “sessões de cinema” em suas dependências. No começo, a ideia era juntar um pequeno grupo de pessoas para assistir a filmes e, na sequência, debater questões relacionadas ao enredo.

Com o passar dos anos, o número de espectadores cresceu, e as mini sessões de cinema, batizadas de Cine Nomads, foram abertas ao público externo. “Passamos a fazer projeções na parte externa do Nomads, o que começou a atrair mais gente”, relembra Marcelo Tramontano, docente do IAU, e um dos responsáveis pela iniciativa. “Em 2016, abrimos ao público externo, e foi ótimo, pois os debates tinham a participação de pessoas com diversos perfis”.

A partir de então, os organizadores do Cine Nomads focaram as exibições em documentários, escolhendo temas não necessariamente relacionados à arquitetura, mas que incitassem reflexões, especialmente de cunho social. “Queremos despertar nos participantes o interesse por documentários”, afirma Tramontano.

Seguindo essa nova filosofia do Cine Nomads, a próxima sessão, agendada para o dia 30 de abril, às 19 horas, no auditório do IAU “Paulo de Camargo e Almeida”, trará a exibição do filme “Água prateada”, que fala sobre a crueldade vivida pela população síria desde o início de sua guerra civil.

O Cine Nomads é aberto ao público, e a entrada é gratuita, não sendo necessária inscrição prévia para participação.

Para mais informações, acesse https://www.facebook.com/CineNomads/