Cineclube CDCC faz 40 anos

Conheça um pouco dessa história

Em 2020, o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) completou 40 anos. Em 2021, é a vez do Cineclube CDCC, que inaugurou suas atividades apenas um ano após o início do CDCC. Um grupo de profissionais de cinema e teatro trouxe a proposta à Diretoria, que encampou a ideia.

Na década de 1980, eram feitos contatos com filmotecas para o empréstimo de filmes em carretéis de 16mm e um projetor cinematográfico foi adquirido. As primeiras sessões ocorriam aos sábados, para um público específico: estudantes do ensino público. Eram exibidos documentários curtos com a curadoria de alunos universitários. A filmoteca que se mostrou mais acessível entre as diversas contatadas (inclusive de embaixadas/consulados de vários países) foi a alemã, via Instituto Goethe, sediado em São Paulo.

No início da década de 1990, a programação pode ser aprimorada e organizada,  devido à contratação do operador de audiovisual, José Braz Mania, que permanece como responsável pelo Cineclube. Nesta década, aos sábados eram exibidos longas-metragens em videocassete e aos domingos em película 16mm. Ainda neste período, foi firmada parceria com o Departamento de Artes da UFSCar para que seus alunos realizassem estágios no Cineclube, colaborando com a programação e produção de vídeos.

Em 2002, as sessões de domingos foram encerradas e os filmes deixaram de ser exibidos pelo projetor, superado pelas mídias de DVD que, com a parceria de uma locadora de vídeos da cidade, diversificou a programação.

Em 2020, devido à pandemia da COVID-19, as sessões presenciais foram suspensas, passando-se a fazer indicações de filmes com temáticas mensais. A partir deste mês, as indicações serão retomadas, porém serão indicados filmes que marcaram os 40 anos do Cineclube. Serão ciclos temáticos: o expressionismo alemão, o cinema noir americano, o neo realismo italiano, a nouvelle vague francesa, o cinema novo brasileiro e também os asiáticos, latinos, entre outros. A programação comemorativa está sendo elaborada com a participação de dois universitários, participantes do  Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Permanência e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).