Cineclube CDCC – Programação Março 2020

Atividades suspensas

—————————-

Dia 7 – CINEMA PARADISO

Nuovo Cinema Paradiso, Itália, 1988, Drama, 124 minutos

Direção: Giuseppe Tornatore

Elenco: Philippe Noiret, Jacques Perrin, Salvatore Cascio

Salvatore (Totó) é um famoso cineasta italiano, quando recebe uma ligação de sua mãe avisando do falecimento de seu velho amigo, ele retorna à aldeia em que nasceu, onde não pisa há 30 anos. O telefonema lhe traz recordações de sua infância e, principalmente, do cinema da cidade, chamado Cinema Paradiso. Foi lá que ele passou os melhores momentos de sua vida e onde conheceu o projecionista Alfredo. Fugindo constantemente para as sessões de cinema, especialmente para a sala de projeção, Totó apresenta uma paixão imensa por filmes e, apesar dos protestos de sua mãe, o menino faz um trato com Alfredo para que este lhe ensine as técnicas por trás das projeções.

Contudo, um acidente no Paradiso e sua reinauguração, agora como O Novo Cinema Paradiso, fazem com que o jovem aprendiz de Alfredo se torne então o responsável pelas exibições. A medida que Totó cresce, seu amor por filmes aumenta, assim como seu amor pela bela Elena, uma moça nova na cidade. A decepção amorosa e o incentivo de Alfredo acabam por levar o jovem a viajar para Roma, onde construirá sua carreira como cineasta.

Cinema Paradiso apresenta-se como uma homenagem à chamada Sétima Arte, com seus personagens carismáticos e seu enredo ao mesmo tempo dramático e divertido, além de ter sido consagrado como melhor filme estrangeiro nas premiações do Oscar e Globo de Ouro. Mais ainda, é impossível passar desapercebida a maravilhosa trilha sonora de autoria do compositor italiano Ennio Morricone, reconhecido internacionalmente por suas diversas composições para obras cinematográficas.

  Carolina de Santis e Silva

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

 

Dia 14 – OS INTOCÁVEIS

The Untouchables, EUA, 1987, Drama, 119 minutos

Direção: Brian De Palma

Elenco: Kevin Costner, Sean Connery, Charles Martin Smith

O ano é 1930 e os Estados Unidos vivem sob a vigência da chamada Lei Seca. No município de Chicago, em particular, o contrabando ilegal de bebidas é controlado pelo chefe mafioso Al Capone (Robert De Niro), enquanto o agente federal Eliot Ness tenta frustradamente capturá-lo. Diante de várias tentativas fracassadas, Ness pede ajuda ao ex-policial Jim Malone (Sean Connery) para formar uma equipe contra o gângster. Juntam-se a eles George Stone, integrante da Academia de Polícia e Oscar Wallace, um simples contador que nunca pegou em uma arma. Por meio de emboscadas e investidas contra a equipe dos fora da lei, o grupo ganha notoriedade e passa a ser chamado pela imprensa como Os Intocáveis.

Mas, a descoberta de Wallace sobre o não pagamento correto de impostos por parte de Capone e sua acusação como sonegador, faz com que as ameaças contra o grupo se tornem maiores e mais perigosas. Com a ida do chefe dos gângsters ao tribunal, inicia-se um conflito indireto entre os “mocinhos” e os “bandidos”. Em uma das cenas mais famosas e tensas do longa, baseada em um outro clássico do cinema O Encouraçado Potenkin (1925, Serguei Eisenstein), Ness troca tiros em uma escadaria com o contador de Capone, a fim de conseguir seu depoimento contra o bandido.

Baseado em fatos reais, podendo ser mais uma biografia do que um drama, Os Intocáveis possui um elenco fortíssimo que condiz com o tema abordado na obra. Concorrente em várias categorias do Oscar, incluindo melhor trilha sonora pelo grande compositor Ennio Morricone, o filme ganhou na categoria de melhor ator coadjuvante pela atuação de Connery.

   Carolina de Santis e Silva

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

Contém: Conflitos Psicológicos, Tensão, Violência

 

 21 – TAXI DRIVER

Taxi Driver, EUA, 1976, Drama, 114 minutos

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Robert De Niro, Jodie Foster, Cybill Shepherd

Aos olhos de Travis Bickle, a decadente Nova York dos anos 70 era ainda pior que na realidade. O lixo se espalhava pelas ruas, a criminalidade era tão comum quanto a fumaça que saia dos bueiros e as pessoas haviam se tornado algo que representava o oposto ao sonho americano, elas eram parte do lixo não recolhido. E é perto deste personagem que o filme coloca seus espectadores, um lugar incômodo que força uma empatia com Travis; apesar de opiniões e posicionamentos daquele que o assiste.

Travis trabalha como taxista, maneira pela qual ele tenta superar a insônia. Nos tempos livres ele assiste TV e frequenta cinemas de filmes adultos, as únicas formas de entretenimento que ele conhece. Suas viagens pela cidade o escancaram como um indivíduo patologicamente solitário e afundado na monotonia. Mas a rotina se quebra quando ele conhece Betsy e Iris. A primeira trabalha no comitê eleitoral de Palantine, candidato à presidência, e a segunda é uma prostituta de 12 anos que tem como cafetão Sport. Ambas se tornam objetos de obsessão do protagonista e por meio delas ele acha um propósito, salvá-las desse mundo que ele enxerga como imundo.

Nessas missões de resgate ele transforma suas tormentas em violência, trilhando um caminho onde ele próprio se coloca no lugar de herói, se iludindo que está lutando de novo pelo seu país, como uma vez o fez no Vietnã. Taxi Driver é uma obra-prima do cinema, sendo, em seu lançamento, reconhecido como tal e assim vencendo vários prêmios, entre eles a Palma de Ouro, o grande prêmio do Festival de Cannes.

Lucas Henrique Sant’Anna
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

Contém: Linguagem Obscena, Assassinato, Agressão Física, Prostituição

 

Dia 28 – O ÚLTIMO METRÔ

Le Dernier Metro, França, 1980, Drama, 128 minutos

Direção: François Truffaut

Elenco: Gerard Depardieu, Catherine Deneuve, Jean Poiret

De maio de 1940 a dezembro de 1944 a França viveu sob a ocupação da Alemenha Nazista e é nesse período que se passa a história de O Último Metrô. O Teatro Montmartre está se preparando para uma nova peça logo após seu antigo diretor e proprietário, Lucas Steiner, ter fugido do país por conta da sua descendência judaica. Os judeus estão banidos de qualquer meio cultural, todas as obras artísticas devem passar previamente por censores e, nos meios de comunicação, a mentira é propagada; é nesse cenário que Marion Steiner, esposa de Lucas, conduz a administração de seu teatro. Dentro da peça ela será uma das protagonistas e fará par com Bernard Granger, um jovem ator que secretamente é membro da resistência ao regime.

Um romance se desenvolve entre Marion e Bernard, mas muitas coisas se escondem por baixo desse teatro. Na tela não aparece mortes, guerra ou miséria; apenas o preconceito instituído e por muitos não questionado, somente as cicatrizes de uma sociedade de onde algumas vozes cooperaram com a trágica subjugação de seus compatriotas, só uma Paris onde “os teatros estão lotados, mas as prisões também estão”.

As tensões do período são abordadas no íntimo da produção teatral e dentro desse ambiente é apresentado relações humanas que se curvam, concedem e atuam para aqueles que detêm o poder. Esse é o filme sobre uma França ocupada pelo autoritarismo. Uma França onde pessoas de ideias fracas ascendem e começam a dirigir o país, onde a cultura é produzida sob o medo e fingir é sobreviver. Onde todos seus habitantes são atores trabalhando por um pedaço de pão.

Lucas Henrique Sant’Anna

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

Contém: Diálogo adulto

VEJA TAMBÉM ...