Cineclube CDCC e CineUFSCar apresentam Projeto #BrasilTelasAdentro

Nos dias 4 e 5 de dezembro, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, e o CineUFSCar, projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos, exibem os filmes que integram o conjunto da obra do cineasta Sylvio Lanna, um dos expoentes do chamado Cinema de Invenção, na década de 70.

As obras foram reunidas pelo projeto #BrasilTelasAdentro: criando cineclubes caligráficos, com o objetivo de resgatar o papel exercido pelos cineclubes, dando-lhes novamente a função proativa que exerceram antes do surgimento das Faculdades de Cinema ou Audiovisual, enquanto espaço privilegiado da reflexão e discussão acerca da produção cinematográfica.

Serão apresentadas duas sessões, uma no dia 4 de dezembro, quarta-feira, às 19 horas no Teatro Florestan Fernandes, na UFSCar, localizado na área Norte do Campus São Carlos, e outra em 5 de dezembro, quinta-feira, às 20 horas no CDCC. Após ambas as exibições haverá debate com o cineasta Sylvio Lanna.

Programação:

Sessão CineUFSCar

Dia 4/12, às 19 horas

1) SAGRADA FAMÍLIA

|Dir. Sylvio Lanna | 1970 | 85’ |

Uma típica família burguesa embarca em uma estranha viagem, conduzida pelas mãos de um guru. Ao longo da jornada, eles vão se desfazendo dos bens materiais e de sua história. Porém, o guia desta viagem é uma criatura diabólica que vai exterminando, um por um, os integrantes desta família.

2) UM CINEMA CALIGRÁFICO

|Dir. Sylvio Lanna | 2019 | 6’|

A partir de uma resenha, fio da meada de sua “escrita cinematográfica”, Sylvio Lanna faz aqui uma reflexão sobre a sua obra.

Sessão Cineclube CDCC

Dia 5/12, às 20 horas

1) MALANDRO, termo civilizado ou MALANDRANDO (1987 / 24:00”)

|Dir. Sylvio Lanna | 1987 | 24’|

Um filme-poesia, um documento ficçio-musical, em direção aos recônditos da alma carioca e nacional. Um malandro coringa-cupido, de uma história de amor infinito, o amor que gerou o samba.

2) ?In Memoriam O ROTEIRO DO GRAVADOR (2019 / 20:43”)

|Dir. Sylvio Lanna | 2019 | 20’|

Um filme sobre a morte e o renascimento do Cinema.

3) UM CINEMA CALIGRÁFICO

|Dir. Sylvio Lanna | 2019 | 6’|