Circuito USP de Corrida e Caminhada: promovendo saúde e integração

A programação do primeiro Circuito USP de Corrida e Caminhada é composta de sete etapas que serão realizadas ao longo do ano, nos diversos campi da Universidade

Foto: USP Imagens

Com o propósito de promover a integração dos campi da USP e incentivar a atividade física como instrumento para melhorar a saúde física e mental de toda a comunidade, a Universidade está organizando o primeiro Circuito USP de Corrida e Caminhada.

“Desde que foi criada, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento incorporou o esporte como uma área de atuação fundamental, capaz de articular os diversos objetivos e ações da PRIP. As dimensões que conectam as práticas esportivas com a inclusão e a saúde são largamente reconhecidas e devem ser estimuladas. Nessa perspectiva, o Circuito USP de Corrida e Caminhada é nossa primeira grande ação pensada para promover a integração entre os campi, o bem-estar da comunidade e o sentimento de pertencimento por meio da atividade física”, explicou a pró-reitora Ana Lúcia Duarte Lanna.

O Circuito unifica a programação de caminhadas que serão realizadas nos diversos campi, durante todo o ano. Além de integrar corridas tradicionais como a Volta da USP da Cidade Universitária, que já está na sua 60ª edição, e a Volta da USP de Bauru, na 31ª edição, o Circuito também inclui as provas que serão realizadas pela primeira vez nas áreas do Quadrilátero Saúde-Direito e da Capital-Leste.

Imagem: PRIP - USP

“A ideia de criar um circuito nasceu de mais uma articulação entre as Prefeituras dos campi da USP, que foi acolhida pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, com apoio técnico do Cepeusp. A ideia é estimular visitas aos campi para integrar a comunidade universitária e atrair, também, o público externo por meio da promoção do lazer e da atividade física”, explicou o vice-prefeito do Campus USP da Capital, Wagner Costa Ribeiro.

As provas são abertas ao público e o valor da taxa de inscrição varia de R$ 20 a R$ 80, dependendo da etapa. As provas de corrida têm trajetos de 5 km, 8 km ou 10 km e a caminhada tem 3 km.

Aqueles que participarem de pelo menos quatro das sete etapas do Circuito receberão um certificado eletrônico de conclusão.

1ª etapa do Circuito: Quadrilátero Saúde-Direito

Inaugurando o Circuito USP de Corrida e Caminhada 2023, acontecerá no dia 25 de junho a I Caminhada Direito à Saúde. A caminhada partirá dos prédios históricos da Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina e Faculdade de Saúde Pública, e se dirigirá ao monumento aberto da Faculdade de Direito no Largo São Francisco. Na chegada, a Faculdade de Direito abrirá suas portas para uma visita guiada às arcadas.

As inscrições custam R$ 30 e podem ser feitas até o dia 16 de junho, pelo site do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).

Como explica a prefeita do Quadrilátero Saúde-Direito, Maria de Fátima Fernandes Vattimo, “o trajeto da caminhada foi especialmente idealizado para unir os extremos do Quadrilátero, por meio de uma atividade esportiva e cultural, promovendo momentos de recreação e integração entre os membros da comunidade USP”.

2ª etapa do Circuito: Volta da USP de Ribeirão Preto

Também já estão abertas as inscrições para a 19ª Volta da USP de Ribeirão Preto, que acontecerá no dia 20 de agosto.

As inscrições custam de R$ 40 a R$ 80, dependendo da categoria, e podem ser feitas até o dia 8 de agosto, pelo site do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação de Ribeirão Preto (Cefer).

Os participantes percorrerão as ruas do campus, com largada e chegada na Pista de Atletismo do Cefer. Nesta edição, a Volta USP Ribeirão Preto conta com duas corridas, uma de 5 km e outra de 10 km, além de uma caminhada e um circuito kids para crianças de 5 a 10 anos.

Texto: Erika Yamamoto
Arte: Gabriela Varão