Colóquio de Matemática no ICMC abordará “A Vida Misteriosa dos Matemáticos”

No próximo dia 27 de outubro, acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o Colóquio de Matemática com o tema Superfície Costa e a Vida Misteriosa dos Matemáticos. O título faz referência a um modelo matemático desenvolvido pelo Prof. Celso José da Costa, pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Nesta palestra, pretendo abordar dois desafios importantes em minha trajetória científica e literária: a descoberta da Superfície Costa nos idos de 1982 e a recente publicação do meu livro de ficção A Vida Misteriosa dos Matemáticos. A história da Superfície, como é do conhecimento, resolveu um problema matemático com 206 anos de existência. Quanto ao livro, trata-se de uma História da Matemática narrada na tradição do realismo mágico da literatura latino-americana, a partir de um lugar chamado Aleph, onde matemáticos de todos os tempos convivem simultaneamente, discutem suas descobertas, fazendo emergir harmonias e rivalidades”, descreve o Prof. Costa.

Sobre o professor:
O Prof. Celso José Costa é um matemático, educador e escritor. Professor da Universidade Federal Fluminense, possui mestrado e doutorado em Matemática pelo IMPA. Foi, durante três anos, professor visitante nas Universitè de Chambery e de Grenoble, na França. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi condecorado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com a ordem nacional do mérito científico na classe de Comendador. Sua área de pesquisa em Matemática é Geometria Diferencial, em especial a teoria das superfícies mínimas. Em sua tese de doutorado descobriu as equações de uma superfície mínima que atualmente leva o nome de Superfície Costa. Esta descoberta resolveu um problema aberto na área com 206 anos de existência. Publicou pela editora Kazuá o livro A Vida Misteriosa dos Matemáticos, uma obra de ficção literária envolvendo as lendas da criação científica, especialmente no mundo da matemática.

O Colóquio de Matemática é um evento aberto a alunos de graduação, alunos de pós-graduação, pesquisadores e professores. Não há necessidade de inscrição prévia.

Quando:
Data: 27 de outubro de 2022
Local: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)
Avenida Trabalhador São-carlense, 400 – Centro
CEP: 13566-590 – São Carlos – SP