Como a inteligência artificial pode ajudar a quantificar feedbacks de milhares de pessoas em segundos?

No próximo sábado, 20 de maio, a partir das 10 horas, evento online gratuito mostrará como funciona uma plataforma automatizada de análise de feedbacks; transmissão será via dois canais do YouTube, ICMC TV e MBA em Inteligência Artificial e Big Data

 

Diretor de tecnologia da Birdie.ai, Everton concluiu o doutorado na área de aprendizado de máquina em 2013, no ICMC.

 

A aplicação de ferramentas de inteligência artificial têm contribuído para viabilizar a realização de tarefas que, antes, eram consideradas impossíveis. Pense, por exemplo, nos milhares de comentários postados diariamente nas redes sociais ou coletados nos serviços de atendimento ao consumidor de empresas e instituições. Imagine quanto tempo e investimento são necessários para analisar todos esses conteúdos rotineiramente a fim de que possam ser encontrados padrões e tendências. Com as ferramentas de inteligência artificial, já é possível criar uma plataforma de análise de feedbacks para fazer esse trabalho de forma automática em segundos.

Essa é a proposta de uma nova tecnologia que está sendo desenvolvida pelo time da Birdie.ai, empresa com atuação internacional na área de análise automatizada de feedbacks de usuários, co-fundada pelo cientista da computação Everton Cherman, ex-aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. Diretor de tecnologia da Birdie.ai, Everton concluiu o doutorado na área de aprendizado de máquina em 2013, no ICMC, e desde 2014 tem atuado no desenvolvimento de produtos digitais que utilizam inteligência artificial.

Para compartilhar os aprendizados que têm obtido na construção dessa nova plataforma de análise de feedbacks, Everton participará de um evento online gratuito no próximo sábado, 20 de maio, a partir das 10 horas. A iniciativa faz parte do ciclo de palestras da disciplina Tendências e Mercado em Inteligência Artificial e Big Data, que discute temáticas atuais com o propósito de contribuir com a capacitação dos profissionais que cursam o MBA em Inteligência Artificial e Big Data, uma especialização oferecida pelo ICMC na modalidade de educação a distância. A mediação do evento ficará por conta da professora Solange Rezende, coordenadora do MBA.

Com transmissão via dois canais do YouTube, ICMC TV e MBA em Inteligência Artificial e Big Data, o evento é aberto à participação de todos os interessados e não demanda inscrições prévias.

Tchau planilhas – A plataforma de análise de feedback desenvolvida pelo time de Everton promete fazer com que empresas e instituições deixem as planilhas de lado para se concentrarem nos padrões e tendências existentes nos comentários de clientes e usuários, os quais podem ser revelados automaticamente com o uso da inteligência artificial.

Ao quantificar e qualificar os feedbacks de milhares de clientes e usuários em segundos, a plataforma possibilita entender profundamente as motivações, frustrações e expectativas do público. Isso permite uma tomada de decisão baseada nas evidências encontradas nos relatos de quem é impacto pelas ações de empresas e instituições.

“Na palestra, vou compartilhar a experiência que estamos tendo na Birdie.ai na construção desse produto usando Large Language Models, especialmente o ChatGPT. Vou destacar os desafios e as oportunidades na utilização desse tipo de tecnologia para análise automatizada de feedbacks”, explica o ex-aluno do ICMC.

 

 

Vagas remanescentes – Com foco na capacitação de profissionais para tratar e analisar dados, transformando-os em informações e conhecimento relevantes, o MBA em IA e BigData busca incentivar a formação de lideranças que possam desenvolver projetos em diversas áreas, visando à assimilação do conhecimento extraído dos dados e de tecnologias recentes para apoiar a tomada de decisões.

Quem deseja ampliar os conhecimentos e as possibilidades de carreira nessas áreas ainda pode se inscrever, até 12 de junho, nas vagas remanescentes da terceira turma do MBA. As aulas do curso, oferecidas a distância, começarão dia 1º de julho.

Podem participar da iniciativa profissionais dos setores privado e público, graduados em curso superior, envolvidos na resolução de problemas e interessados em ampliar ou aprimorar seus conhecimentos em inteligência artificial e big data. Para se inscrever no processo seletivo, basta acessar o site do MBA: https://mba.iabigdata.icmc.usp.br. O investimento no curso é composto pela taxa de inscrição (R$ 300), matrícula e de 15 parcelas mensais, conforme detalhado no edital: https://icmc.usp.br/e/6f801.

A primeira turma do MBA iniciou as aulas em julho de 2021, e 122 especialistas já concluíram o curso. Atualmente, 177 pós-graduandos estão cursando a especialização, uma iniciativa do Departamento de Ciências de Computação do ICMC.

 

Texto: Denise Casatti, Assessoria de Comunicação ICMC-USP

 

Evento online “Construindo um produto com Large Language Models – um caso de análise de feedbacks”
Quando: sábado, 20 de maio, a partir das 10 horas
Assista no canal MBA em Inteligência Artificial e Big Data do YouTube:
https://www.youtube.com/live/ihYWfh_s2q0?feature=share
Assista no canal ICMC TV do Youtube:
https://www.youtube.com/live/rew5_AkPczw?feature=share
Convidado: Everton Cherman
Mediação: professora Solange Rezende

Mais informações
Sobre o MBA: (16) 99210-9371 (WhatsApp) ou mba.iabigdata@icmc.usp.br
Contato para jornalistas: (16) 3373-9666 (com WhatsApp) ou comunica@icmc.usp.br

VEJA TAMBÉM ...