Como transpor a muralha que separa a ciência e a política?

Se você é um cientista, independentemente da área de pesquisa em que atua, é muito provável que esteja assistindo às cenas que marcam este início do século XXI com apreensão. Ao mesmo tempo em que vivenciamos um avanço sem precedentes no desenvolvimento tecnológico e na compreensão humana sobre os fenômenos que acontecem dentro e fora de nós, assistimos ao fortalecimento de uma muralha contra as evidências científicas. Narrativas que contestam o aquecimento global, a eficácia de vacinas, os acontecimentos históricos são alguns dos tijolos que sustentam o muro e bloqueiam o diálogo entre cientistas e sociedade. O comprometimento dessa relação, por sua vez, dificulta o acesso aos possíveis benefícios dos novos conhecimentos que surgem todos os dias no meio acadêmico.

Se você é um cientista, é também muito provável que já tenha se questionado ou esteja se perguntando: como posso ajudar a transpor essa muralha? Muitos outros pesquisadores, como você, têm se deparado com a mesma questão e buscado respostas. Não é por acaso que um movimento mundial vem ganhando força nos últimos anos: o assessoramento científico, uma ideia que está se espalhando pelos parlamentos do mundo.

Para falar sobre como transpor a muralha que separa a ciência e a política, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, recebe o professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, às 16 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1, em nova edição do Ciclo Química às 16.

André Carvalho é Professor Títular e Vice-Diretor do ICMC-USP. No fim de 2017, foi selecionado para ocupar uma vaga no Comitê Diretivo para América Latina e Caribe criado pela INGSA – International Network for Government Science Advice, especialmente para debater os desafios da assessoria científica na América Latina e no Caribe.  Em novembro de 2018 esteve na Câmara dos Deputados em Brasília falando sobre os princípios que regem o assessoramento científico

A palestra integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16 horas (Q16), que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, suas atividades são abertas a todos os interessados gratuitamente e a coordenação é dos professores Fabio Henrique Barros de Lima e Danilo Manzani.

Como transpor a muralha que separa a ciência e a política?
8 de maio de 2019, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC-USP
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – Área 1 do Campus USP
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Contato: (16) 3373-8272