Competição de conhecimentos inscreve professores colaboradores da rede pública

A CUCo vai oferecer nesta edição bolsas integrais gratuitas de cursos de MBA para os professores que se destacarem por incentivar os alunos a participar da prova

Competição USP de Conhecimentos vai oferecer bolsas integrais gratuitas para cursos de MBA da USP – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Quem é professor com atuação em salas de aulas ou possui cargo de gestão em escolas estaduais, municipais, Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e institutos federais pode fazer o seu cadastro para a Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades, a CUCO 2023. A iniciativa vai oferecer bolsas integrais e parciais para os professores incentivadores de maior destaque, que motivarem os alunos a participar da competição, que tem por objetivo estimular o aprendizado das disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos e vestibulares que dão acesso ao ensino superior. As inscrições estão disponíveis neste link.

Esta será a sétima edição consecutiva da CUCO, um projeto do Programa de Difusão Científica da USP Vem Saber, promovida com o apoio do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc), com o Centro Paula Souza e com as 91 Diretorias de Ensino paulistas.

Segundo o coordenador do Programa Vem Saber, Antonio Carlos Hernandes, este ano houve mudanças importantes na competição, incluindo um maior número de premiações para professores e estudantes. Hernandes ressalta, no entanto, que a prova não sofrerá mudanças de conteúdo e a competição acontecerá em fase única e on-line.

Além dessas mudanças, Hernandes revela que esta edição da CUCO terá a parceria estratégica do Instituto de Pesquisas e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), que oferecerá as bolsas integrais para os professores. “O Programa Vem Saber com essa parceria vai oferecer bolsas integrais gratuitas para cursos de MBA da USP/Esalq, com duração de 18 meses, para o profissional que mais levar alunos a participarem da competição em cada uma das 91 Diretorias de Ensino. São quase dois milhões de reais em prêmios”, conta.

Já a parceria com a Secretaria Estadual da Educação foi ampliada e confirmada em uma reunião ocorrida no último dia 3 de maio, com a presença de autoridades da Seduc, dirigentes da Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo e o coordenador da CUCO, Herbert João. A secretaria, além de reafirmar o apoio ao projeto, destacou a importância do fomento ao acesso às carreiras de ensino superior.

Objetivo da competição é estimular o aprendizado das disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos e vestibulares – Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasília

Prêmio para alunos

A partir da segunda quinzena de maio, será a vez dos alunos do ensino médio também se inscreverem para fazer parte da competição. Podem participar estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio regular, Etecs, Instituto Federal, EJA e Ceeja, de escolas públicas do Estado de São Paulo, que vão concorrer a três tipos de prêmios. O primeiro deles será dado a todos os alunos que concluírem a prova on-line e superarem a nota de corte da competição. Outro, para os 100 mais bem colocados na CUCO, independentemente da série. E o terceiro é para os três primeiros colocados das três séries do ensino médio, de cada escola participante. Os prêmios já estão definidos no edital da CUCO.

A CUCO 2023 irá premiar também os grupos de escolas e dirigentes de ensino. Para as escolas, as dez unidades da rede estadual regular de ensino e as cinco escolas entre as Etecs, federais e municipais, que alcançarem o maior número de estudantes participantes receberão prêmios. Já os dez dirigentes de ensino que mais levarem alunos a participar da competição receberão uma insígnia de reconhecimento pela dedicação à educação.

A competição

A CUCO é uma prova on-line em que os alunos inscritos devem responder questões de múltipla escolha nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa. Os alunos participantes concorrem apenas com os estudantes da mesma escola e série escolar.

Os professores incentivadores já podem fazer o cadastramento neste link. O regulamento da CUCO está disponível clicando aqui.

Quanto aos alunos, as inscrições on-line terão início no dia 22 de maio. Para outras informações acesse o site Vem Saber USP.

Texto: Comunicação Programa Vem Saber

Por Jornal da USP