Competição USP de Conhecimentos 2020 registrou recorde de participação de municípios

Neste ano, 60 mil estudantes da rede pública oriundos de 642 municípios fizeram a CUCo

Quase 60 mil estudantes de escolas públicas do Estado de São Paulo participaram da quarta edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo). Excepcionalmente neste ano, a etapa presencial da competição foi cancelada por causa da pandemia da covid-19.

Ao todo, 3.707 escolas participaram da competição, atingindo 642 dos 645 municípios do Estado de São Paulo, índice inédito de abrangência da competição.

Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Com essa iniciativa, estamos conseguimos alcançar quase todos os municípios paulistas. Tanto os professores quanto os alunos estão se sentindo cada vez mais próximos da Universidade e compreendendo que a CUCo pode ser uma porta de entrada para o ensino superior de qualidade”, ressaltou o vice-reitor da USP e idealizador do programa, Antonio Carlos Hernandes.

Foram premiados 6.742 estudantes dos três anos do ensino médio, que receberão certificado e acesso à plataforma online com material complementar de estudo, e destes, 2.706 também ganharão a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest.

“Mesmo em um ano difícil como este, em que os alunos estão enfrentando muitas dificuldades para acompanhar o conteúdo das aulas e se preparar para os processos seletivos, a CUCo conseguiu obter uma grande participação dos jovens. Os dados mostram o sucesso na promoção da diversidade, com a inclusão étnica, social e de gênero”, afirmou o coordenador da competição, Herbert Alexandre João. Apesar de estar abaixo do número de inscritos do ano passado, o total de inscritos deste ano é superior ao de 2018.

Em 2019, 612 participantes da competição foram aprovados no vestibular da Fuvest para o ingresso em um dos cursos de graduação da USP.

A CUCo é um desafio criado exclusivamente para os estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo, com o propósito de incentivá-los a melhorar seu desempenho e ingressar nos cursos de graduação da USP.

Além de testar seus conhecimentos, os jovens concorrem com outros estudantes de sua escola e os melhores de cada ano do ensino médio são premiados com certificado de participação e acesso à plataforma online com material complementar de estudo, entre outros benefícios. Os premiados do terceiro ano também ganham a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest.

A cerimônia de premiação desta edição da Competição USP de Conhecimentos ainda não tem data definida.

Vem Pra USP!

A Competição USP de Conhecimentos é uma das ações do programa Vem pra USP, que tem como metas valorizar os estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e criar ações que tragam benefícios às escolas, professores, aos seus alunos e à USP.

Criado em 2017, o Vem Pra USP é uma parceria da Universidade com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O programa também conta com a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.

Por Erika Yamamoto da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP