Comunicado Conselho Gestor e PUSP-SC: Pesquisas e atividades essenciais continuam a ser realizadas presencialmente no Campus

CONSELHO GESTOR E PREFEITURA DO CAMPUS

No momento em que enfrentamos a pandemia de COVID-19, que tem abrangência mundial, que tem ceifado milhares de vidas e que tem fortes impactos negativos sobre a economia em geral e sobre a renda das famílias, a Universidade de São Paulo tem envidado enormes esforços para manter suas atividades, mas sobretudo para preservar a vida e a saúde de toda a comunidade uspiana.

Nesse sentido, as aulas presenciais de cursos de Graduação e de Pós-Graduação estão suspensas desde 17/03/2020 em todos os Campi da Universidade de São Paulo, mas as atividades didáticas continuaram a ser realizadas, sem interrupções, pela via remota, isto é, com a utilização das facilidades tecnológicas disponíveis as aulas estão ocorrendo “à distância”, e assim devem permanecer durante todo o restante de 2020.

Consoante à situação da pandemia de COVID-19 e às restrições que impôs, as atividades administrativas presenciais estão impedidas de ocorrer, mas todo o trabalho administrativo tem sido realizado via teletrabalho e com o estabelecimento de rodízios.

No mesmo sentido, no que respeita às atividades de pesquisa, pelas quais o nosso Campus tem reconhecimento nacional e internacional pela excelência de seu quadro de pesquisadores, dos quadros profissionais que forma e da relevância do conhecimento gerado nos projetos desenvolvidos, a maioria dessas atividades foi descontinuada temporariamente, o que ocorre em todos os Campi da Universidade de São Paulo.

Entretanto, considerando as situações peculiares de projetos de pesquisa que não podem ter suas atividades interrompidas sem comprometer toda a trajetória já percorrida, muitas vezes correspondente a muitos meses ou anos, levando em conta a necessidade de manter os biotérios em funcionamento e buscando contribuir para o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e terapias visando ao combate à COVID-19, sua propagação, seus efeitos e sua letalidade, a Universidade de São Paulo autoriza, desde o início da pandemia de COVID-19, as equipes de pesquisa a frequentar seus Campi e laboratórios de pesquisa para assegurar que as atividades acima relacionadas não sejam interrompidas.

Assim, no Campus de São Carlos, há equipes multidisciplinares de pesquisadores que estão autorizadas pela Universidade de São Paulo a desenvolver as atividades de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento de medicamentos e terapias visando ao combate à COVID-19.

Nesse sentido, considerando que há equipes de pesquisa nos laboratórios da Área 2 do Campus de São Carlos desenvolvendo pesquisas na temática citada, foi possibilitado o acesso aos pesquisadores, bem como aos servidores que atuam em áreas essenciais, pelo portão provisório localizado nas proximidades do Pórtico Sul, cuja obra foi recentemente licitada e se encontra em vias de ser iniciada.

No sentido de evitar a recorrência de situações constrangedoras para a nossa comunidade e para garantir sua segurança, foram realizadas discussões e feitas comunicações formais junto ao Comando da Polícia Militar de São Carlos e à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São Carlos. Também há um e-mail da Secretaria formalizando a autorização para esse acesso.

Consoante às referidas discussões e medidas que foram então acordadas, passamos às seguintes ações:

• disseminação, no âmbito da sociedade são-carlense, do Comando da Polícia Militar em São Carlos e da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São Carlos, da comunicação que as atividades da Universidade de São Paulo não estão totalmente interrompidas, e que há pesquisadores, servidores e equipes de apoio e infraestrutura trabalhando incessantemente para permitir o desenvolvimento de atividades de pesquisa autorizadas pela Universidade de São Paulo, bem como atividades essenciais. Nesse sentido, o Comando da PM SC e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São Carlos foram comunicados oficialmente dessa condição, e comunicado no mesmo sentido será enviado à imprensa local;
  • produção de cartazes a serem afixados nas portarias das Áreas 1 e 2 do nosso Campus comunicando ao público em geral da restrição de acesso ao Campus e de que, entretanto, há atividades expressamente autorizadas sendo desenvolvidas;
  • produção e disponibilização de crachás identificadores da condição de pertencente à comunidade da Universidade de São Paulo (professor, pesquisador, servidor) para serem utilizados nos veículos, de maneira a facilitar sua rápida identificação;
  • orientação à comunidade do Campus para se utilizar constantemente, e em local facilmente e rapidamente visualizável, da carteira de identificação de comunitário da Universidade de São Paulo.

Assim, é solicitado de toda a comunidade que atente especialmente para o conteúdo das duas últimas ações, para as quais a colaboração de todos é necessária para que tenham os efeitos almejados.

Esperando que estejam no gozo da plena saúde, é também solicitado que continuem a observar rigorosamente as normas de segurança sanitária vigentes.

Prof. Vanderlei Salvador Bagnato                      Prof. Sergio P. Campana Filho

Presidente do Conselho Gestor                                   Prefeito do Campus