Comunicado da Reitoria – 23/02/2022

Em sessão de 22 de fevereiro de 2022 – a primeira realizada na gestão do Reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e da Vice-Reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda –, o Conselho Universitário da USP deliberou sobre as indicações dos novos Pró-Reitores e dos respectivos Pró-Reitores Adjuntos para o biênio 2022–2024. Os nomes dos docentes referendados pelo Conselho Universitário estão apresentados no quadro a seguir:

Pró-Reitoria Função Nome
PRG – Graduação Pró-Reitor Aluísio Augusto Cotrim Segurado (FM)
Pró-Reitor Adjunto Marcos Garcia Neira (FE)
PRPG – Pós-Graduação Pró-Reitor Márcio de Castro Silva Filho (ESALQ)
Pró-Reitor Adjunto Niels Olsen Saraiva Câmara (ICB)
PRP – Pesquisa Pró-Reitor Paulo Alberto Nussenzveig (IF)
Pró-Reitora Adjunta Susana Inés Córdoba de Torresi (IQ)
PRCEU – Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitora Marli Quadros Leite (FFLCH)
Pró-Reitora Adjunta Hussam El Dine Zaher (MZ)

Adicionalmente, a atual gestão reitoral já designou os ocupantes de várias funções, cujos nomes encontram-se relacionados no documento que pode ser acessado por este link.

Em breve, o Conselho também deverá deliberar sobre as propostas de criação da Pró-Reitoria de Inclusão, Diversidade e Pertencimento e de inclusão das atividades de inovação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

A Reitoria da USP agradece à comunidade uspiana pelo apoio e confiança demonstrados na aprovação dos nomes dos docentes indicados junto ao Conselho Universitário. Registrem-se também os agradecimentos do Reitor e da Vice-Reitora aos Professores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes, e a todos e todas que desempenharam funções de chefia na administração universitária durante a gestão anterior. Citamos especialmente os Professores Edmund Chada Baracat, Sylvio Roberto Accioly Canuto e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, que atuaram para que as Pró-Reitorias da Universidade mantivessem a excelência de nossas atividades.

Com a equipe que está sendo reunida, e com a indispensável colaboração dos(das) docentes, estudantes e funcionários(as) de nossa Universidade, a nova gestão da Reitoria desenvolverá suas propostas para a USP sempre guiada por quatro princípios fundamentais: manter canais permanentes de diálogo com a comunidade universitária; exercer liderança acadêmica de forma articulada com diferentes setores da sociedade; buscar criatividade e efetividade para construir soluções, valorizando as atividades-fim da Universidade; e valorizar as carreiras docentes e funcionais, com preocupação especial com os jovens professores.

Reitoria da Universidade de São Paulo, 23 de fevereiro de 2022.

Carlos Gilberto Carlotti Junior