Comunicado sobre a ocorrência de escorpiões no Campus USP de São Carlos

Em razão do elevado número de registros de ocorrências de escorpiões em algumas regiões do interior do Estado de São Paulo e levando em consideração que ocorrências também têm sido registradas no Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo, solicitamos a colaboração da comunidade uspiana para que utilize o “Aplicativo (APP) Campus USP” como ferramenta de comunicação de ocorrências de escorpiões.

Para isso, basta acessar no menu do aplicativo a aba “Animais no Campus”, fazer o registro e enviá-lo. Assim, uma vez que tenha acesso à aba “Animais no Campus”, é possível ao usuário fazer o registro escrito da ocorrência e também enviar áudios e fotos.

É muito importante que o registro seja o mais completo possível, incluindo local, data e horário da ocorrência bem como informações sobre o número, tipo (o escorpião amarelo é prevalente nesta região) e tamanho estimado do escorpião.

Importante ressaltar que a colaboração da comunidade é essencial, pois permitirá que seja elaborado um mapeamento de focos de criadouros, favorecendo o planejamento e a execução de ações de controle, preventivas e corretivas, e de minimização dos riscos.

Finalmente, cumpre ainda informar que há ações de controle e coleta de entulhos que são executadas cotidianamente pela PUSP-SC e também pelas Unidades de Ensino e Pesquisa do Campus, bem como operações realizadas por empresas especializadas no controle de insetos e pragas.

E-mail para informar ocorrências: escorpiao@usp.br.

PUSP-SC