Comunicado sobre a pandemia da COVID-19

A Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) vem informar que, diante do quadro de pandemia da COVID-19 e apesar de todas as medidas de controle e prevenção estarem sendo rigorosamente observadas desde a primeira hora, foi comunicada pela empresa Básica, responsável por contrato com a PUSP-SC pela preparação e serviço de refeições no Restaurante Universitário (RU), que dois de seus funcionários apresentaram testes positivos, via RT-PCR (Reverse Transcriptase – Polymerase Chain Reaction), análise que detecta a presença do vírus SARS-CoV-2 na secreção da nasofaringe do indivíduo, para a COVID-19.

Importante registrar que os referidos funcionários foram afastados pela Básica assim que comunicaram os primeiros sintomas gripais e que, desde o conhecimento do primeiro caso positivo confirmado, a PUSP-SC imediatamente deu ciência desse fato ao Prof. Paulo Francisco Ramos Margarido, que coordena a Superintendência da Saúde (SAU) e preside o Comitê Permanente USP COVID-19.

Desde então, a PUSP-SC mantém contato permanente com Prof. Paulo Margarido, o qual recebe todas as informações disponíveis em tempo real – com o que a Básica tem colaborado de maneira fundamental – e, de posse delas, orienta a adoção de ações adequadas na medida do necessário.

Posteriormente, a PUSP-SC foi comunicada dos afastamentos de mais dois funcionários da equipe da Básica, conforme o protocolo vigente, por terem passado por atendimento médico com leves sintomas gripais. Desde então nenhum outro caso, confirmado ou suspeito, foi comunicado seja no âmbito dos funcionários da Básica e da equipe da PUSP-SC com atividades presenciais no âmbito do RU como dentre os usuários do RU, sendo essa a situação vigente no momento que este Comunicado é divulgado.

Relevante comunicar também que as informações mais recentes (25/05/2020) dão conta que os dois funcionários da Básica que testaram positivo para a COVID-19 se recuperam muito satisfatoriamente e não precisaram ser submetidos à terapia intensiva, enquanto os dois funcionários que foram mais recentemente afastados, por apresentarem sintomas gripais, estão sendo monitorados e não apresentam qualquer agravamento, mas melhoras aparentes.

É necessário enfatizar que vivemos situação inédita e que requer extrema atenção, não apenas da comunidade do Campus mas de todos os segmentos da sociedade brasileira. No âmbito do Campus, é extremamente importante destacar que a situação local vem sendo monitorada muito proximamente e com a máxima atenção pela SAU e pelo Comitê Permanente USP COVID-19.

Portanto, contamos com o melhor apoio médico-epidemiologista que a USP pode propiciar no momento, que, embora remoto, é extremamente acessível.

A situação também é de pleno conhecimento dos Diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa do Campus, e todos os envolvidos com o ambiente do RU, como funcionários da PUSP-SC e da Básica e usuários do RU, têm sido informados de tudo o que é relevante para a preservação de sua saúde e do seu entorno laboral e familiar.

De fato, é necessário adicionar que desde o primeiro momento a preocupação esteve focada na segurança de todos os envolvidos, conforme caracterizado anteriormente, minimizando riscos, fornecendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e produtos de higiene, assegurando condições adequadas de trabalho e na distribuição de marmitas e fornecendo todas as informações relevantes e as orientações necessárias.

Importante reiterar que o monitoramento da situação é constante e que a colaboração da Básica tem sido fundamental, como o apoio permanentemente disponibilizado pela SAU, imprescindível nessa situação.

Conforme solicitado pela PUSP-SC, em 25/05/2020 (feriado antecipado de 09/07/2020, conforme Decreto Estadual), empresa contratada pela Básica executou o serviço de desinfecção dos ambientes do Restaurante Universitário.

A Superintendência de Saúde está ciente de todos os fatos, inclusive dos mais recentes, e informada da situação em tempo real.

A necessidade de adoção de qualquer medida adicional àquelas em vigência, de acordo com a orientação da SAU, será comunicada.

PUSP-SC