Comunicado sobre manejo arbóreo no Campus

Relembramos que a Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), por meio da Seção de Áreas Verdes e Meio Ambiente e da Área de Projetos da Divisão de Manutenção e Operação (DVMANOPER), é a responsável direta pelo trabalho de manejo arbóreo (podas, supressões e plantios de novas árvores) no Campus.

Dessa forma, ao identificar situações críticas, recomendamos que os usuários do Campus entrem em contato com a DVMANOPER – pelo e-mail manutencao.prefeitura@sc.usp.br – para que os responsáveis pelo manejo arbóreo do Campus adotem as medidas necessárias.

Quando as podas preventivas e corretivas não surtem os resultados almejados é necessário adotar as medidas voltadas para a avaliação da sanidade das espécies arbóreas. Nesses casos, a alternativa da supressão só é considerada se o laudo técnico conclui pela sua necessidade e se a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação autoriza a supressão.

Salientamos que para cada árvore que precisa ser suprimida em nosso Campus é necessária uma compensação ambiental (também chamada de pedágio), seguindo determinação da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal. Cada uma das mudas a serem plantadas tem seu desenvolvimento monitorado, sendo necessário apresentar relatórios periódicos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação que evidenciem a execução do plantio, o desenvolvimento e crescimento das mudas no período de um ano.

 

Divisão de Manutenção e Operação (DVMANOPER)

Prefeitura do Campus (PUSP-SC)

 

Atualizado em 24/05/2022

VEJA TAMBÉM ...