Comunidade do IQSC conta com atendimento psicológico

Dando andamento à implementação das ações definidas no Projeto Acadêmico estabelecido pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP em  2018, a Diretoria deu mais um passo na direção da criação do Programa de Bem-Estar do Instituto.

Desde o início do mês de abril o Instituto conta com uma estagiária de Psicologia,  Aline de Melo, que será supervisionada e orientada pela professora doutora Taís Bleicher, docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O atendimento será feito aos estudantes, prioritariamente, mas é aberto a todos os membros da comunidade IQSC.

A ação soma-se às outras já implementadas no campus, que atendem a saúde mental da comunidade.

Para o Diretor do Instituto de Química de São Carlos, professor doutor Emanuel Carrilho, “o acesso cada vez mais rápido à informação, a mudança de objetivos pessoais e também familiares e as cobranças sociais e acadêmicas geradas pela vida universitária, são algumas das situações que podem levar ao estresse emocional e à desesperança. Poder contar com o apoio familiar e institucional é importante para o enfrentamento e a superação dessas situações,  e também para impulsionar o crescimento pessoal.”

Atendimento

O atendimento será feito em dias e horários diferenciados, dando a oportunidade de contemplar um maior número de interessados em função da disponibilidade da agenda destes:

– segundas-feiras: das 14 às 18 horas, na sala multiuso (terceiro piso do edifício Q1 do IQSC);
– terças-feiras: das 8 às 10 horas e das 14 às 17 horas, no Serviço Social do Campus (ao lado do Restaurante);
– quintas-feiras: das 14h30 às 17h30, no Serviço Social do Campus;
– sextas-feiras: das 12h30 às 17h30, no Serviço Social do Campus.

Em princípio, o interessado deve comparecer ao local do atendimento, mas também é possível contato para informações ou agendamento através do e-mail: iqscprosaude@usp.br

Saúde mental

Os cuidados de prevenção para a manutenção da saúde mental dos estudantes é tema frequente das Semanas de Recepção aos Calouros do Instituto, mostrando o cuidado institucional para com os ingressantes.

Este ano, além da palestra da Psicóloga Nayára Oliveira, que estimulou reflexão e propôs práticas para uma melhor vivência do mundo universitário, os estudantes participaram de uma mesa redonda que abordou o gerenciamento do estresse na graduação e que contou com a presença da professora doutora Taís Bleicher.

O professor doutor Danilo Manzani que também integrou a mesa-redonda e a Comissão Organizadora da Semana dos Calouros afirma que “a realização de uma mesa redonda para discutir abertamente os porquês de alguns alunos não conseguirem manter a boa saúde mental durante a graduação é fundamental e reforça a crescente necessidade de conscientização institucional deste problema. Os fatores são diversos e muitas vezes coincidem com o início da fase universitária. A mesa redonda, da forma descontraída e acolhedora que aconteceu, permitiu que os alunos, veteranos e calouros, se abrissem para falar e ouvir os colegas, mas com o apoio e direcionamento dos psicólogos. Ao meu ver foi um momento muito importante, pois foi deixado claro que essa fase não é necessariamente um problema individual, mas sim de um grupo de pessoas no qual eles podem se apoiar e ajudar, tornando toda esta convivência menos estressante e mais prazerosa.”

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Pexels/Pixabay CC0, com adaptação