Congresso de Graduação da USP está com inscrições abertas até o dia 9 de outubro

A 7ª edição do Congresso de Graduação da USP acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Difusão Internacional

Retornado ao formato presencial, após um longo período de atividades remotas, a 7ª edição do Congresso de Graduação será realizada entre os dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Difusão Internacional (CDI), localizado na Cidade Universitária.

Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação, o Congresso é uma oportunidade para docentes, dirigentes, pesquisadores e estudantes discutirem a inovação no ensino de graduação e compartilharem as iniciativas criativas.

“Neste ano contamos com a participação mais efetiva dos estudantes, tanto na definição da programação, como também nas exposições em diversas sessões”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado.

Com o tema “É tempo de reencontro”, o Congresso deste ano abordará o emprego de tecnologias digitais no processo pedagógico, inclusão e permanência estudantil.

Haverá oficinas e rodas de conversa sobre a experiência de formação de professores da Educação Básica, a transição do ensino médio para a universidade, metaverso, gamificação do ensino superior, escuta acadêmica e outros assuntos. As boas iniciativas no ensino de graduação também estarão representadas na sessão de pôsteres.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 9 de outubro, na página do Congresso.

Congresso de Graduação

Idealizado como um espaço para permitir a integração de docentes e o compartilhamento de práticas de ensino e experiências pedagógicas para valorizar e modernizar o ensino, o Congresso de Graduação aconteceu pela primeira vez entre os dias 25 e 27 de maio de 2015, no Centro de Convenções Rebouças, e reuniu mais de mil participantes. Desde então, o congresso passou a ser realizado anualmente e se consolidou como um grande fórum de discussão que atrai cada vez mais participantes.

Por causa da pandemia da covid-19, a sexta edição do evento, originalmente programada para acontecer em 2020, foi adiada e só aconteceu em 2021, no formato on-line.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP