Congresso reúne docentes e estudantes para discutir o ensino na graduação

A 7ª edição do “Congresso de Graduação da USP” acontece nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Difusão Internacional

[A partir da esquerda] O pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda e o pró-reitor adjunto Marcos Neira – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“É tempo de reencontro.” A 7ª edição do Congresso de Graduação é marcada pelo retorno ao formato presencial após um longo período de atividades remotas. Aproveitando a oportunidade, docentes, dirigentes e estudantes da Universidade se reúnem, nos dias 13 e 14 de outubro, para analisar a inovação no ensino de graduação e compartilhar iniciativas criativas.

“É chegado o momento do reencontro. É uma grande satisfação para a Pró-Reitoria de Graduação reunir professores e alunos, servidores e membros externos, todos dispostos a compartilhar experiências e contribuir. Esperamos que as atividades desenvolvidas nesses dois dias possam ser traduzidas em propostas concretas para o aprimoramento da qualidade do ensino da graduação”, explicou o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, na abertura do Congresso.

Entre os principais temas de discussão estão a integração curricular, educação superior 5.0, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, incorporação de novas tecnologias ao ensino, internacionalização, autocuidado, saúde mental, inclusão, acolhimento e permanência estudantil.congr

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda ressaltou que, “como todo processo educativo, a formação universitária é um processo de dupla mão. Não há processo educativo se ele não reverberar entre aqueles para os quais o processo é dirigido e que eles possam contribuir para reformular as nossas concepções de ensino e de educação. Esse congresso é especial porque enfrenta com força a questão da permanência estudantil, do acolhimento, de uma Universidade socialmente inclusiva”.

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, na abertura do Congresso – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

São palestras, mesas-redondas, debates, oficinas e rodas de conversa sobre a experiência de formação de professores da Educação Básica, a transição do ensino médio para a universidade, metaverso, gamificação do ensino superior, escuta acadêmica e outros assuntos. As boas iniciativas no ensino de graduação também estarão representadas na sessão de pôsteres.

Algumas atividades também estão sendo transmitidas pela internet e ficarão disponíveis no Canal da Pró-Reitoria de Graduação do YouTube.

“Esse é um momento muito especial para todas as pessoas envolvidas com o ensino dos nossos cursos de bacharelado e licenciatura, pensando sempre na melhoria do nosso serviço principal que é justamente a formação dos novos quadros da sociedade. Essa edição também tem um destaque especial que é a participação recorde dos estudantes”, destacou o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira.

Acompanhe, ao vivo, algumas das atividades do 7º Congresso de Graduação da USP:

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP