Conhece Linux mas quer saber mais? A USP São Carlos dá uma mãozinha

Linux 4 Dummies 2 é o curso ideal para quem já tem familiaridade com o sistema e deseja aprofundar os conhecimentos

Tux já está ligado na oportunidade. Faça sua inscrição!

Já conhece o Linux mas ainda não se sente seguro com os terminais e comandos do sistema? Inscreva-se no curso Linux 4 Dummies 2 (em português, Linux para leigos): Tudo o você precisa saber para usar o terminal, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
Nesta oficina, o participante terá contato direto com comandos, estruturas e ferramentas mais acionadas no uso diário. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas até 15 de maio ou enquanto houver vagas via este formulário eletrônico: icmc.usp.br/e/bf1c8. O curso acontecerá na sexta-feira, 17 de maio, das 14 às 18 horas, no ICMC.
A atividade é promovida pelo projeto Principia – Robôs na Escola, que desenvolve métodos e ferramentas novas para o ensino de robótica para crianças a partir de dez anos de idade, com foco, principalmente, em escolas públicas municipais e estaduais. O objetivo é aproximar os jovens da tecnologia, sempre visando o aprimoramento didático e a capacidade de replicação do conhecimento.
“Desde sempre, a motivação do projeto é compartilhar tudo o que é produzido com o público. Queremos capacitar os jovens de escola públicas, nossos voluntários e todos que tenham alguma curiosidade sobre os temas com os quais trabalhamos”, explica o aluno Guilherme Bileki, do ICMC. Ele é um dos gerentes do Principia, que é coordenado pelo professor Eduardo Simões. “Pensamos em fazer oficinas durante o ano todo, dadas pelos nossos voluntários ou por colaboradores que estejam envolvidos com o projeto, a fim de disseminar conhecimento de dentro da universidade para quem quiser”, completa Bileki.

Segundo o estudante, oficinas foram baseadas no que o grupo faz no dia-a-dia e pensadas como uma sequência de conhecimentos necessários para atingir um objetivo: motivar um jovem de escola pública a chegar em uma posição de sucesso por meio da tecnologia – quer seja via ingresso em uma universidade pública ou pela conquista de um bom emprego. “Essas oficinas são só a base de cursos mais avançados que pretendemos dar no próximo semestre”, finaliza.

Mais informações:
Página do Principia no Facebook: www.facebook.com/RobosNaEscola