Conteúdo on-line ajuda a comunidade acadêmica a desenvolver competências digitais

Iniciativa da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP orienta sobre o mundo digital e as tecnologias disponíveis para o trabalho de estudantes, professores e pesquisadores

Conteúdos auxiliam acadêmicos na alfabetização digital e uso de ferramentas – Arte sobre foto/Freepik

Inteligência artificial, pesquisa on-line, ferramentas digitais e trabalho com dados. Assim como em outros ambientes, essas tecnologias também fazem parte do mundo acadêmico e é essencial que graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores de universidades desenvolvam competências digitais para usar esses recursos em suas atividades.

Pensando nesse grupo, o Laboratório de Aprendizagem de Ensino (LAE) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP desenvolveu o site Literacias Digitais. Baseado no Digital Essentials da Universidade de Queensland, na Austrália, o site foi adaptado ao contexto educacional e cultural do Brasil e disponibiliza conteúdos relacionados ao mundo digital e à tecnologia, oferecendo desde informações básicas sobre internet e redes sociais, segurança on-line, direitos autorais, acessibilidade e pesquisa, até outros mais específicos, relacionados à área acadêmica.

O projeto é voltado para que a comunidade acadêmica tenha acesso a um meio simples e interessante de desenvolver conhecimentos a respeito de temas cada vez mais essenciais para a rotina contemporânea, principalmente para aqueles que estão ingressando no ambiente acadêmico e profissional. Os coordenadores são os professores Pedro Isaias, pesquisador do Institute for Teaching and Learning Innovation da Universidade de Queensland, e Adriana Backx, do Departamento de Administração e presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da FEA.

De acordo com Adriana, apesar do Literacias Digitais ter sido desenvolvido com o foco nos alunos da FEA, ele serve para qualquer pessoa, bastando seguir os módulos para ter uma alfabetização digital. “Muitas vezes os estudantes chegam com a perspectiva de usar apenas as redes sociais e não têm um conhecimento mais amplo. A ideia é no futuro organizar o conteúdo desenvolvido na perspectiva de um processo de cursos (microaprendizagens) com certificação para os estudantes”, destaca a professora.

“O projeto aborda tópicos essenciais e específicos sobre tecnologias digitais de informação e comunicação para servir como um guia a estudantes de graduação e pós-graduação, principalmente da área de negócios. Mesmo que se trate de um nativo digital, o site apresenta um rol de ferramentas e softwares que em algum momento será utilizado pelo estudante”, explica Andréa Ximenes, funcionária e mestranda da FEA que faz a gestão do Laboratório de Aprendizagem de Ensino.

Módulos disponíveis no site Literacias Digitais – Foto: Divulgação/FEA-USP

Adriana destaca a importância da parceria com a Universidade de Queensland no projeto, trabalhando em conjunto com pesquisas relacionadas principalmente a estratégias de ensino e aprendizagem. “Acho importante estarmos sempre observando como as instituições internacionais têm passado por esse processo do contexto digital, no processo de ensino/aprendizagem e para que possamos aprender constantemente.”

Aprendizagem digital

Literacia digital é definida pela literatura como “um pré-requisito para se conseguir alcançar uma sociedade de informação”. É essencial que tanto os professores quantos os alunos estejam inseridos nesse contexto de aprendizagem digital, uma vez que o desenvolvimento dessa competência colabora com a qualidade de educação e com a diminuição das desigualdades sociais.

O Literacias Digitais recebe atualizações todos os meses para manter os visitantes por dentro das novidades acadêmicas e tecnológicas. O projeto teve o apoio da USP por meio de auxílios financeiros proporcionados pelo Programa Unificado de Bolsas (PUB), da Pró-Reitoria de Graduação, e do Edital Inclusão Social e Diversidade na USP e em municípios de seus campi, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Para acessar o site Literacias Digitais acesse o endereço http://literacias-digitais.fea.usp.br.

Texto adaptado de Erick Lins, da Comunicação da FEA-USP

Por Jornal da USP