Conteúdos em canais da USP ajudam a refletir sobre educação e papel do professor

Minicursos, palestras, podcasts e textos disponíveis nos acervos da Universidade trazem perspectivas da área educacional

Especialistas, pesquisadores e professores, todos com um ideal: pensar os caminhos para melhorar a educação básica no Brasil. Constantemente, a USP organiza eventos ou coordena programas voltados à área educacional. Entre eles estão minicursos virtuais e gratuitos sobre fundamentos, conteúdos e perspectivas da educação básica. Ou eventos para debater a carreira docente, metodologias inovadoras para desenvolver em sala de aula.

Na data em que se comemora o Dia do Professor, 15 de outubro, o Jornal da USP fez uma seleção especial com alguns conteúdos em vídeo, texto, podcast relacionados à educação e disponíveis nos principais canais da Universidade.


 

Mais de 20 minicursos sobre educação básica

Resultado de parceria entre a USP e o Itaú Social, a Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP  oferece 23 minicursos virtuais e gratuitos sobre fundamentos, conteúdos e perspectivas da educação básica no Brasil. Todas as aulas são disponibilizadas através do canal da cátedra e abertas ao público em geral (o cronograma completo dos cursos pode ser acessado aqui)

Entre as iniciativas, destaca-se o curso Não é Possível Ensinar Tudo, ministrado por Nilson José Machado, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP. O palestrante enfatiza que um educador precisa organizar e filtrar o que será ensinado, pois não há tempo hábil para que ocorra a transmissão de todo o conteúdo aos estudantes. Machado elenca critérios que devem ser levados em consideração para a filtragem.

No vídeo acima, o primeiro minicurso tem como tema ” Conhecimento como Valor”. É possível acompanhar os outros minicursos já realizados e se programar para os próximos no canal da Cátedra de Educação Básica.

 

Carta aos professores

Paulo Freire, patrono da educação e um dos mais importantes pesquisadores mundiais da área, possui uma carta especial publicada na revista Estudos Avançados nº 42, direcionada aos educadores. A Carta de Paulo Freire aos professores aborda a importância do incentivo à leitura aos alunos e formas de estimular o hábito.

A edição, que tem o título Dossiê da Educação, apresenta outras iniciativas relacionados à área educacional, como Escola Itinerante em acampamentos do MST, que destaca a iniciativa criada pelo Movimento dos Sem-Terra (MST) para atender a comunidade dos acampamentos.

 

Professores inspiradores podem fazer a diferença

A palestra organizada pelo Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), em setembro deste ano, no Pint of Science (iniciativa que busca fomentar a ciência), debate como as técnicas inovadoras na forma de ensinar podem facilitar o processo de aprendizagem. Com a participação do coordenador do IEA-RP, Antônio José da Costa Filho, além dos professores e pesquisadores Mozart Neves Ramos (USP) e Antônio Carlos Pavão (Universidade Federal do Pernambuco), são destacadas algumas iniciativas inovadoras e mostram como as aplicações dessas metodologias podem ser implementadas.


 

Carreira docente e outros temas

A revista Educação e Pesquisa é um periódico da Faculdade de Educação (FE) da USP que aborda temas relacionados à área educacional e atualmente está no volume 46. O principal diferencial da publicação é que as discussões abrangem desde o ensino fundamental até o nível superior. Além disso, são realizadas entrevistas com educadores, o que permite a troca de experiências.

Um dos destaques na temática sobre educação, o artigo Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa aborda a necessidade de incentivos à capacitação dos docentes para que a área educacional consiga ter avanços. Ele foi escrito pelos professores Claudio Pinto Nunes, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e Dalila Andrade Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Panoramas da Educação

O canal do YouTube do Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) elaborou o programa Panoramas da Educação, voltado a discutir assuntos do cenário educacional que estão em destaque. A publicação é semanal e costuma trazer pesquisadores e professores para analisarem medidas relacionadas à educação, como a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e os legados que a pandemia trouxe à área educacional. A série faz parte da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira.


 

podcast_subcanal_dialogos_na_usp

Clique na imagem acima para acessar a versão em podcast do programa Diálogos na USP sobre financiamento da educação

Desafios para a educação básica no Brasil

O programa Diálogos na USP, disponível em vídeo e podcast, destaca o quanto a falta de investimento na educação impede a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro. A conversa contou com a participação de Luís Carlos de Menezes, professor sênior do Instituto de Física (IF) da USP e consultor da Unesco para propostas curriculares, e Rubens Barbosa de Camargo, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP. O programa está dividido em dois blocos, confira abaixo


 

A palestra Desafios para a educação básica no Brasil também destaca as dificuldades na área educacional. Organizado pelo IEA-RP e ministrada por José Norberto Callegari Lopes, o debate aborda os baixos investimentos na educação e os índices educacionais que não avançam como se é esperado, apesar de, muitas vezes, não ser possível ver resultados a curto prazo.

Por David Ferrari – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...