Coral da USP abre inscrições para novos integrantes

Interessados podem ser inscrever a partir de 17 de janeiro, sem necessidade de vínculo com a USP

Apresentação de um dos 15 grupos que formam o Coral da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A partir de 17 de janeiro, o Coral da USP (Coralusp) recebe inscrições para novos membros. Os interessados em integrar o conjunto devem preencher a ficha de inscrição disponível na aba Faça Parte do site do coral (www.coralusp.prceu.usp.br) até 31 de março. Os candidatos não precisam ter vínculo com a USP e para a maior parte dos grupos que formam o Coralusp não é necessária experiência musical. O único pré-requisito é ser maior de 18 anos. “É uma porta democrática, disponível para todas as pessoas”, convida o regente Eduardo Fernandes, diretor artístico do Coralusp.

O processo seletivo consiste em enviar a ficha de inscrição, ligar para agendar o teste vocal com o regente do grupo escolhido e participar do teste, que pode ser presencial ou virtual, conforme a escolha de cada regente. Fernandes explica que, no teste, a voz do candidato será classificada em soprano (voz feminina mais aguda), mezzo soprano (nota média feminina), contralto (voz grave feminina), tenor (voz aguda masculina), barítono (voz média masculina) ou baixo (voz grave masculina). Após a classificação o candidato participa ainda de um teste de percepção musical. “Geralmente o resultado do teste, para saber se a pessoa foi selecionada, é dado em uma semana”, diz o regente.

O Coral da USP é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, composto de 15 grupos e duas oficinas, que reúnem cerca de 560 cantores. A equipe inclui sete regentes, cinco orientadores de técnica vocal e um pianista, além do pessoal administrativo e de produção. Os grupos possuem repertórios variados e ensaiam em diferentes bairros da cidade, por exemplo, na Cidade Universitária, no centro (Faculdade de Direito) e na Bela Vista (Centro de Preservação Cultural da USP). Rock, música popular brasileira, black music, música erudita, jazz e soul são alguns dos gêneros musicais que compõem o repertório dos grupos. Antes de fazer a inscrição, os  interessados podem conhecer o repertório de cada coro acessando o site do Coralusp.

Folder de divulgação das inscrições para o Coral da USP – Foto: Divulgação/Coralusp

Fernandes antecipa o repertório de alguns grupos do conjunto neste ano. Um grupo fará parte do projeto Seis Vezes Oitenta, canções de seis compositores que fazem 80 anos em 2022. Uma turma vai cantar músicas de Elis Regina e de Milton Nascimento. Já o repertório de outro conjunto será formado por músicas contemporâneas, passando por Emicida e Bia Ferreira. Outro grupo, ainda, formado somente por coralistas mulheres, vai apresentar músicas de compositoras. Há também uma turma que apresentará uma peça composta de um coro presencial e um coro virtual (por vídeo), simultaneamente, um complementando o outro. Os ensaios podem ter duração de três a seis horas por semana, dependendo do grupo escolhido.

Além da participação nos ensaios e concertos, o Coralusp oferece aos coralistas orientação de técnica vocal, aulas de percepção e piano para os mais avançados. Reconhecido nacional e internacionalmente e detentor de cinco premiações da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), o Coralusp se apresenta para públicos variados, na comunidade universitária e fora dela, no País e no exterior. Ele promove também a Oficina Vocal, projeto para desenvolver cantores iniciantes, com aulas práticas e teóricas, incluindo teoria musical.

As inscrições para novos membros do Coral da USP (Coralusp) estarão abertas entre 17 de janeiro e 31 de março de 2022. Os interessados devem acessar o site do Coralusp, clicar no link Faça Parte e preencher a ficha de inscrição. Em seguida, os candidatos deverão agendar o teste vocal pelo telefone (11) 3091-3930 ou (11) 2648-0815, das 9 às 16 horas, falar com Cida ou Lindraci. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail coralusp@usp.br e pelos telefones acima.

Por Juliana Alves – Jornal da USP