Coral da USP São Carlos está em busca de mais vozes masculinas

Não é necessário ter experiência em canto nem mesmo vínculo com a USP para participar; as inscrições estão abertas até dia 17 de março

A iniciativa começou em outubro de 2015 e conta com participantes da comunidade são-carlense, além de funcionários, professores e alunos do campus da USP, em São Carlos.

O Coral da USP São Carlos está precisando de mais vozes masculinas. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até dia 17 de março. Não é necessário ter vínculo com a USP nem experiência prévia com canto, apenas disponibilidade para comparecer aos ensaios, que acontecem todas às segundas-feiras, entre 18 e 20 horas, e quintas-feiras, das 12h30 às 14 horas.

“O coral está evoluindo tecnicamente e o atual repertório, cada vez mais próximo dos grandes coros universitários internacionais, exige um equilíbrio de vozes. Nesse sentido, faremos pela primeira vez uma chamada especificamente para as vozes masculinas”, afirmou o maestro Sérgio Alberto de Oliveira.

Estão disponíveis 10 vagas para baixos (vozes graves masculinas) e 6 vagas para tenores (vozes agudas masculinas). Os interessados devem se inscrever no formulário disponível em icmc.usp.br/e/50446.

Nos dias 12 e 19 março, das 10 às 11h30, ocorrerão testes para avaliar as vozes dos inscritos. A equipe do coral entrará em contato com os interessados pelo telefone e e-mail preenchidos no cadastro para agendar o teste em uma dessas datas. Os aprovados iniciarão as atividades no mesmo dia que fizer o teste, no ensaio que ocorre das 12h30 às 14 horas.

Benefícios – Quem já faz parte do coral garante que os benefícios não se restringem à oportunidade de soltar a voz, pois a atividade também contribui para a diminuição do estresse, a melhoria do relacionamento interpessoal, do trabalho em equipe, da comunicação e da disciplina. A coordenação e regência do grupo estão por conta do maestro Sergio Alberto de Oliveira, fundador do coral da USP Ribeirão Preto.

Oliveira possui Bacharelado em Composição e Regência pela Universidade Estadual de Campinas, além de mestrado em artes e doutorado em música pela mesma instituição. Tem experiência na área de artes, com ênfase em música, atuando principalmente nos seguintes temas: canto coral, música coral, teatro musical, música popular, canção polifônica e coro cênico. Levou seus grupos corais a turnês e apresentações pelos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e por países como Grécia, Itália e Argentina. Também participou de congressos, palestras e apresentações na Áustria, Finlândia, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Índia. Atualmente, é diretor artístico e regente titular da USP.

O Coral da USP São Carlos é uma iniciativa da Comissão de Ação e Integração Social (CAIS) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), que conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus da USP em São Carlos.

Coral da USP São Carlos
Inscrições: preencha o formulário (icmc.usp.br/e/50446) até 17 de março.
Ensaios: todas às segundas-feiras, entre 18 e 20 horas, e quintas-feiras, das 12h30 às 14 horas na Área 1 do Campus da USP – Av. Trabalhador são-carlense, 400
Site e página no Facebook: http://coraldausp.sc.usp.br e www.facebook.com/coralUSPSaoCarlos
Mais informações: (16) 3373-8911 ou cais@icmc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação do ICMC/USP