Novidades no G1

Novidades no G1

Estamos com novidades no Berçario 1 Na Creche sempre promovemos ações em que buscamos aproximar e acolher as crianças e suas famílias. Pensando nessa interação montamos um painel informativo, no corredor do lado de fora do berçário. Compartilharemos com vocês materiais de estudo e pesquisas como textos, links, cds, etc…...
Capoeira

Capoeira

Capoeira 2017
Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Um Pé de que? De Beriba!   Durante a Capoeira, o professor Siri apresentou para as crianças a música “Beriba é pau”, logo a palavra beriba, desconhecida pelas crianças, chamou atenção do grupo. Então, Siri explicou para as crianças que a Beriba é o nome da árvore que os galhos...
Oficinas Juninas

Oficinas Juninas

G1 e G2 Oficina Junina  G5 e G6 Oficina Pipa Confecção Cartaz Festa Dança das Cadeiras
Festa junina 2017

Festa junina 2017

 
"Luz, cores, ação!": projeto insere crianças no mundo científico

“Luz, cores, ação!”: projeto insere crianças no mundo científico

  No 2º semestre de 2016, Irarã desenvolveu atividades com as crianças da Creche do campus, com o o projeto “Luz, cores, ação! Ciência e arte na educação infantil”. Financiado pelo CNPq, com quatro turmas de crianças entre três e seis anos, o projeto envolveu luzes e sombras, dando liberdade...
Mãos na terra: É hora de plantar

Mãos na terra: É hora de plantar

  As crianças do G4 continuam bastante interessadas pelas sementes, conversamos sobre como elas crescem e se desenvolvem. Isaac disse que a semente precisa de água, Ettore disse que precisa de terra, Davi queria mesmo era saber o tempo que demora para crescer. Mas, do que mais a planta precisa?...
Horta

Horta

O ano iniciou e as crianças dos Grupos 5 e a Turma da Floresta Tropical já começaram a cultivar mudinhas. Prepararam a terra, plantaram e agora é só aguar, cuidar e esperar crescer.                          
Cardápio 2018

Cardápio 2018

CÁRDAPIO DE 19 A 23 DE FEVEREIRO
Relatos Semanais

Relatos Semanais

Em nossa creche procuramos estabelecer diálogo com as crianças, famílias e comunidade. Pensando nisso fazemos Relatos Semanais que contam um pouco das vivências das crianças na creche, dando oportunidade à elas de reviverem suas experiências e às famílias de participarem dessas descobertas. Para os educadores esses relatos são instrumentos formativos,...
Descobrindo a Robótica

Descobrindo a Robótica

Confiram a reportagem realizada na Creche sobre o projeto de Robótica desenvolvido em parceria com ao ICMC. “Descobrindo a robótica na pré-escola: crianças da creche da USP em São Carlos aprendem a montar e controlar robôs”

Imagem1

Explorando a escova e seus movimentos

A cárie dentária é uma das principais doenças bucais e é caracterizada pela desmineralização dos tecidos dentais, causada por ácidos produzidos pela interação das bactérias da boca com os restos alimentares da dieta.

O projeto de saúde bucal na creche tem por objetivos realizar a higienização da boca das crianças, prevenindo cáries e outras doenças e a criação desse hábito por meio de vivências que gradativamente capacitem a criança a cuidar de si.

A Creche desenvolve o projeto fazendo uso da linguagem do faz-de-conta, de personagens fantásticos e histórias, que ajudam a despertar o interesse pela temática. Em consonância, valoriza em seu cardápio a boa alimentação (restrições a doces e pouca ou não utilização de açúcar) e investe em projetos educativos para hábitos alimentares saudáveis.

Durante a escovação as crianças são tuteladas ou supervisionadas pelo adulto até que sejam capazes de desempenhar as atividades de maneira independente, mas ainda orientadas.

Imagem2

 

Dilma, nossa técnica de enfermagem, contando a história sobre o funcionamento da boca

Higiene bucal com os bebês:

Com os bebês, que ainda não possuem dentes, a higiene bucal é feita com dedeira de silicone ou gaze enroladas no dedo indicador e embebida em água filtrada.

Quando a criança já fica sentada sem apoio e possui quatro dentes ou mais, substitui-se o dedal de silicone por escova própria para a faixa etária. Nesse momento, a educadora é quem faz os procedimentos de higiene conversando com a criança sobre o que está fazendo, nomeando as ações e identificando seus objetos pessoais.

 

Higiene bucal de 1 a 3 anos:

Para estimular a criança nesse momento, a educadora orienta e auxilia a escovação, sempre de frente para o espelho para que a criança visualize e aprenda os movimentos corretos. A educadora deixa a criança escovar sozinha e incentiva-a num primeiro momento e depois completa a escovação.

Imagem3

 

Higiene bucal acima de 3 anos:

Por volta dos 3 anos, a criança apresenta os 20 dentes de leite e estes devem ser cuidados para permanecerem sem cárie até que caiam e sejam substituídos pelos dentes permanentes. A saúde dos dentes permanentes depende da saúde dos dentes de leite. Eles servem de guia e mantêm o espaço correto para os dentes permanentes. A escovação é a melhor maneira para prevenir a cárie. Na Creche, ela é orientada por um adulto.

 

Parceria com as famílias:

As famílias colaboram com o Projeto Higiene Bucal participando das reuniões temáticas e conversas com especialistas. Contribuem com informações, materiais, sugerindo ações e trazendo o Kit escovação composto por um nécessaire de plástico, uma escova dental, uma caneca de água, um creme dental (indicado pelo dentista de confiança da família).

O Kit escovação permanece na Creche durante a semana, porém na sexta-feira é colocado nas bolsas das crianças para que as famílias organizem, realizem a limpeza do nécessaire e retornem o Kit para a creche toda segunda-feira.

 

Parceria com as Dentistas do Campus (UBAS):

Anualmente as dentistas do UBAS – USP São Carlos visitam à Creche e fazem uma triagem odontológica para verificar possíveis problemas e notificar as famílias.

Imagem4