Novidades no G1

Novidades no G1

Estamos com novidades no Berçario 1 Na Creche sempre promovemos ações em que buscamos aproximar e acolher as crianças e suas famílias. Pensando nessa interação montamos um painel informativo, no corredor do lado de fora do berçário. Compartilharemos com vocês materiais de estudo e pesquisas como textos, links, cds, etc…...
Capoeira

Capoeira

Capoeira 2017
Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Um Pé de que? De Beriba!   Durante a Capoeira, o professor Siri apresentou para as crianças a música “Beriba é pau”, logo a palavra beriba, desconhecida pelas crianças, chamou atenção do grupo. Então, Siri explicou para as crianças que a Beriba é o nome da árvore que os galhos...
Oficinas Juninas

Oficinas Juninas

G1 e G2 Oficina Junina  G5 e G6 Oficina Pipa Confecção Cartaz Festa Dança das Cadeiras
Festa junina 2017

Festa junina 2017

 
"Luz, cores, ação!": projeto insere crianças no mundo científico

“Luz, cores, ação!”: projeto insere crianças no mundo científico

  No 2º semestre de 2016, Irarã desenvolveu atividades com as crianças da Creche do campus, com o o projeto “Luz, cores, ação! Ciência e arte na educação infantil”. Financiado pelo CNPq, com quatro turmas de crianças entre três e seis anos, o projeto envolveu luzes e sombras, dando liberdade...
Mãos na terra: É hora de plantar

Mãos na terra: É hora de plantar

  As crianças do G4 continuam bastante interessadas pelas sementes, conversamos sobre como elas crescem e se desenvolvem. Isaac disse que a semente precisa de água, Ettore disse que precisa de terra, Davi queria mesmo era saber o tempo que demora para crescer. Mas, do que mais a planta precisa?...
Horta

Horta

O ano iniciou e as crianças dos Grupos 5 e a Turma da Floresta Tropical já começaram a cultivar mudinhas. Prepararam a terra, plantaram e agora é só aguar, cuidar e esperar crescer.                          
Cardápio 2018

Cardápio 2018

CÁRDAPIO DE 19 A 23 DE FEVEREIRO
Relatos Semanais

Relatos Semanais

Em nossa creche procuramos estabelecer diálogo com as crianças, famílias e comunidade. Pensando nisso fazemos Relatos Semanais que contam um pouco das vivências das crianças na creche, dando oportunidade à elas de reviverem suas experiências e às famílias de participarem dessas descobertas. Para os educadores esses relatos são instrumentos formativos,...
Descobrindo a Robótica

Descobrindo a Robótica

Confiram a reportagem realizada na Creche sobre o projeto de Robótica desenvolvido em parceria com ao ICMC. “Descobrindo a robótica na pré-escola: crianças da creche da USP em São Carlos aprendem a montar e controlar robôs”

Em uma das explorações pelo espaço da “Creche Nova”, duas crianças da Turma da Pipoca, Laís e Manu, encontraram uma misteriosa casca no parque. que casca é essa? Mas do que será que é esta casca? Rapidamente uma das crianças foi até a sala da Diretora da Creche, Beatriz, perguntar se era uma casca de cacau, lembrando-se da história do chocolate que a ela contou na páscoa.

cacau x casca

Beatriz disse que não conhecia a casca que as crianças trouxeram e propôs uma pesquisa para a turma: Casca do que? Em roda de conversa as crianças levantaram as hipóteses: coco, abacate, manga. No dia seguinte iniciamos os testes com o abacate que Catarina trouxe de casa. As crianças compararam o peso, a cor, a textura e novas hipóteses. A casca da turma se parecia com o abacate, mas não era exatamente igual. Foi então que Miguel e Anna sugeriram que abríssemos o abacate. Pronto! Nossa casca não era de abacate porque a casca da fruta é muito fina. teste do abacate 01 teste do abacate 02 No dia seguinte a equipe da cozinha separou outras frutas para o nosso teste: um coco verde, um outro tipo de abacate e uma manga. frutas da cozinha   Novamente as crianças formularam comparações com a casca que tínhamos na sala e as frutas que a cozinha nos serviu no dia anterior e, mais uma vez, não chegamos a uma resposta definitiva embora experimentar a água do coco tenha sido delicioso! coco verde Benjamim sugere uma mudança de estratégia: vasculhar a área onde a casca foi encontrada. Lá as crianças observaram outras cascas e cogitaram que poderiam ser das árvores próximas e para a alegria de todos, o Técnico Administrativo, Leonardo, encontrou um fruto inteiro, redondo e com a casca muito parecida com a que encontraram. O fruto era tão duro que as crianças tiveram dificuldades para abri-lo. As professoras Fabricia e Marlene ajudaram e dentro do fruto as crianças encontraram algo familiar, uma espécie de “algodão” que temos no nosso parque e que sabiam de onde era e, enfim, desvendaram o mistério: as cascas eram do fruto paineira! registro 01 registro 02 registro 03 registro 04 registro 05 registro 06 registro 07 registro 08 registro 09