Novidades no G1

Novidades no G1

Estamos com novidades no Berçario 1 Na Creche sempre promovemos ações em que buscamos aproximar e acolher as crianças e suas famílias. Pensando nessa interação montamos um painel informativo, no corredor do lado de fora do berçário. Compartilharemos com vocês materiais de estudo e pesquisas como textos, links, cds, etc…...
Capoeira

Capoeira

Capoeira 2017
Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Um Pé de que? De Beriba!   Durante a Capoeira, o professor Siri apresentou para as crianças a música “Beriba é pau”, logo a palavra beriba, desconhecida pelas crianças, chamou atenção do grupo. Então, Siri explicou para as crianças que a Beriba é o nome da árvore que os galhos...
Oficinas Juninas

Oficinas Juninas

G1 e G2 Oficina Junina  G5 e G6 Oficina Pipa Confecção Cartaz Festa Dança das Cadeiras
Festa junina 2017

Festa junina 2017

 
"Luz, cores, ação!": projeto insere crianças no mundo científico

“Luz, cores, ação!”: projeto insere crianças no mundo científico

  No 2º semestre de 2016, Irarã desenvolveu atividades com as crianças da Creche do campus, com o o projeto “Luz, cores, ação! Ciência e arte na educação infantil”. Financiado pelo CNPq, com quatro turmas de crianças entre três e seis anos, o projeto envolveu luzes e sombras, dando liberdade...
Mãos na terra: É hora de plantar

Mãos na terra: É hora de plantar

  As crianças do G4 continuam bastante interessadas pelas sementes, conversamos sobre como elas crescem e se desenvolvem. Isaac disse que a semente precisa de água, Ettore disse que precisa de terra, Davi queria mesmo era saber o tempo que demora para crescer. Mas, do que mais a planta precisa?...
Horta

Horta

O ano iniciou e as crianças dos Grupos 5 e a Turma da Floresta Tropical já começaram a cultivar mudinhas. Prepararam a terra, plantaram e agora é só aguar, cuidar e esperar crescer.                          
Cardápio 2018

Cardápio 2018

CÁRDAPIO DE 19 A 23 DE FEVEREIRO
Relatos Semanais

Relatos Semanais

Em nossa creche procuramos estabelecer diálogo com as crianças, famílias e comunidade. Pensando nisso fazemos Relatos Semanais que contam um pouco das vivências das crianças na creche, dando oportunidade à elas de reviverem suas experiências e às famílias de participarem dessas descobertas. Para os educadores esses relatos são instrumentos formativos,...
Descobrindo a Robótica

Descobrindo a Robótica

Confiram a reportagem realizada na Creche sobre o projeto de Robótica desenvolvido em parceria com ao ICMC. “Descobrindo a robótica na pré-escola: crianças da creche da USP em São Carlos aprendem a montar e controlar robôs”

A “Turma da Zuzu”, composta por 15 crianças de cinco anos, tem grande prazer em desenhar, ouvir e contar histórias, além de muita curiosidade para saber como as coisas do mundo funcionam. Em rodas de conversa, frequentemente explicitavam seu fascínio pelo cinema, principalmente pelas animações infantis. As trilhas sonoras, os enredos e personagens infantis estavam presentes em nosso cotidiano, nas brincadeiras, comentários, ilustrações e discussões em que buscavam estabelecer hipóteses sobre o assunto. Atenta aos seus interesses, percebi a necessidade de subsidiar esta investigação com novas experiências e informações sobre o assunto. Vi ali uma rica oportunidade para as crianças, sujeitos de sua aprendizagem, vivenciarem diferentes papéis sociais, relacionarem-se com novas tecnologias e equipamentos, organizarem e combinarem ações, vivenciarem regras, repensarem comportamentos e construírem conhecimentos. Foi assim que, enquanto a turma ilustrava sua parlenda predileta, “Cadê o rato que estava aqui”, lancei a proposta: “Vamos fazer um filme dessa nossa história?”.

A seguir, apresentei a técnica de animação stop motion ao grupo, assistimos pequenas animações, discutimos hipóteses de criação, procuramos definições do conceito e formas de fazer na internet. Logo todos começaram a se movimentar e a fazer o que essa turma adora: desenhos! As crianças distribuíram os papéis entre o grupo, escolheram os personagens que iriam criar, definiram quem ficaria encarregado da fotografia e da filmagem e quem integraria o grupo responsável pela montagem do cenário. O tripé com a máquina fotográfica deu um ar de encantamento para nosso momento cinematográfico e todos queriam aprender a manusear os equipamentos. Comecei a intermediar e a orientar a relação das crianças com a câmera e a interação com os personagens: um movimentava o personagem enquanto outro fotografava as cenas. Os pequenos logo se apropriaram dessa nova tecnologia e ficaram encantados pela descoberta de um jeito novo de brincar com os desenhos e contar histórias. A cada cena pronta, todos queriam ver o resultado. E logo se ouvia um “Uaaaaau!”. Depois de finalizada a sequência de imagens, fizemos ainda a trilha sonora e os créditos da nossa produção, discutindo cada elemento com o grupo todo. Ao final, exibimos nossa animação para as famílias e para outras turmas da Creche e a Turma da Zuzu ficou orgulhosa de sua primeira produção cinematográfica construída a muitas mãos e olhares!

 

DSC07332

DSC07347

DSCF4329