Novidades no G1

Novidades no G1

Estamos com novidades no Berçario 1 Na Creche sempre promovemos ações em que buscamos aproximar e acolher as crianças e suas famílias. Pensando nessa interação montamos um painel informativo, no corredor do lado de fora do berçário. Compartilharemos com vocês materiais de estudo e pesquisas como textos, links, cds, etc…...
Capoeira

Capoeira

Capoeira 2017
Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Um Pé de que? De Beriba!   Durante a Capoeira, o professor Siri apresentou para as crianças a música “Beriba é pau”, logo a palavra beriba, desconhecida pelas crianças, chamou atenção do grupo. Então, Siri explicou para as crianças que a Beriba é o nome da árvore que os galhos...
Oficinas Juninas

Oficinas Juninas

G1 e G2 Oficina Junina  G5 e G6 Oficina Pipa Confecção Cartaz Festa Dança das Cadeiras
Festa junina 2017

Festa junina 2017

 
"Luz, cores, ação!": projeto insere crianças no mundo científico

“Luz, cores, ação!”: projeto insere crianças no mundo científico

  No 2º semestre de 2016, Irarã desenvolveu atividades com as crianças da Creche do campus, com o o projeto “Luz, cores, ação! Ciência e arte na educação infantil”. Financiado pelo CNPq, com quatro turmas de crianças entre três e seis anos, o projeto envolveu luzes e sombras, dando liberdade...
Mãos na terra: É hora de plantar

Mãos na terra: É hora de plantar

  As crianças do G4 continuam bastante interessadas pelas sementes, conversamos sobre como elas crescem e se desenvolvem. Isaac disse que a semente precisa de água, Ettore disse que precisa de terra, Davi queria mesmo era saber o tempo que demora para crescer. Mas, do que mais a planta precisa?...
Horta

Horta

O ano iniciou e as crianças dos Grupos 5 e a Turma da Floresta Tropical já começaram a cultivar mudinhas. Prepararam a terra, plantaram e agora é só aguar, cuidar e esperar crescer.                          
Cardápio 2018

Cardápio 2018

CÁRDAPIO DE 19 A 23 DE FEVEREIRO
Relatos Semanais

Relatos Semanais

Em nossa creche procuramos estabelecer diálogo com as crianças, famílias e comunidade. Pensando nisso fazemos Relatos Semanais que contam um pouco das vivências das crianças na creche, dando oportunidade à elas de reviverem suas experiências e às famílias de participarem dessas descobertas. Para os educadores esses relatos são instrumentos formativos,...
Descobrindo a Robótica

Descobrindo a Robótica

Confiram a reportagem realizada na Creche sobre o projeto de Robótica desenvolvido em parceria com ao ICMC. “Descobrindo a robótica na pré-escola: crianças da creche da USP em São Carlos aprendem a montar e controlar robôs”

Neste ano estamos investindo ainda mais em objetos como cones, canos, potes, chaves, carretéis, tampas e etc. Eles invadiram os espaços da creche e têm feito muito sucesso. Mas isso lá é brinquedo de criança?

Na pedagogia, estes materiais são conhecidos como “brinquedos não estruturados” justamente por não serem confeccionados com o intuito de serem brinquedos; são recursos flexíveis que podemos encontrar no ambiente ao nosso redor, não possuem faixa etária específica e muito menos prazo de validade. São ótimas ferramentas de interação e constituem uma alternativa em relação aos materiais plásticos comumente utilizados em brinquedos, subvertendo a relação de consumo por brinquedos novos.

Diante destes, as crianças são capazes de re-significar e transformar objetos do cotidiano, vivenciando ricas oportunidades de aprendizagem. Exploram suas características e possibilidades, testam hipóteses, atribuem novas funções e, sobretudo, experienciam o prazer de criar e recriar a própria brincadeira.

WP_20160804_003

WP_20160804_005

WP_20160804_006

WP_20160804_013

WP_20160804_014

WP_20160804_015

WP_20160804_021

WP_20160804_022

WP_20160804_023

WP_20160804_051

WP_20160804_052

WP_20160804_053

WP_20160804_054

WP_20160804_055

WP_20160804_057