Novidades no G1

Novidades no G1

Estamos com novidades no Berçario 1 Na Creche sempre promovemos ações em que buscamos aproximar e acolher as crianças e suas famílias. Pensando nessa interação montamos um painel informativo, no corredor do lado de fora do berçário. Compartilharemos com vocês materiais de estudo e pesquisas como textos, links, cds, etc…...
Capoeira

Capoeira

Capoeira 2017
Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Um Pé de que? De Beriba!   Durante a Capoeira, o professor Siri apresentou para as crianças a música “Beriba é pau”, logo a palavra beriba, desconhecida pelas crianças, chamou atenção do grupo. Então, Siri explicou para as crianças que a Beriba é o nome da árvore que os galhos...
Oficinas Juninas

Oficinas Juninas

G1 e G2 Oficina Junina  G5 e G6 Oficina Pipa Confecção Cartaz Festa Dança das Cadeiras
Festa junina 2017

Festa junina 2017

 
"Luz, cores, ação!": projeto insere crianças no mundo científico

“Luz, cores, ação!”: projeto insere crianças no mundo científico

  No 2º semestre de 2016, Irarã desenvolveu atividades com as crianças da Creche do campus, com o o projeto “Luz, cores, ação! Ciência e arte na educação infantil”. Financiado pelo CNPq, com quatro turmas de crianças entre três e seis anos, o projeto envolveu luzes e sombras, dando liberdade...
Mãos na terra: É hora de plantar

Mãos na terra: É hora de plantar

  As crianças do G4 continuam bastante interessadas pelas sementes, conversamos sobre como elas crescem e se desenvolvem. Isaac disse que a semente precisa de água, Ettore disse que precisa de terra, Davi queria mesmo era saber o tempo que demora para crescer. Mas, do que mais a planta precisa?...
Horta

Horta

O ano iniciou e as crianças dos Grupos 5 e a Turma da Floresta Tropical já começaram a cultivar mudinhas. Prepararam a terra, plantaram e agora é só aguar, cuidar e esperar crescer.                          
Cardápio 2018

Cardápio 2018

CÁRDAPIO DE 19 A 23 DE FEVEREIRO
Relatos Semanais

Relatos Semanais

Em nossa creche procuramos estabelecer diálogo com as crianças, famílias e comunidade. Pensando nisso fazemos Relatos Semanais que contam um pouco das vivências das crianças na creche, dando oportunidade à elas de reviverem suas experiências e às famílias de participarem dessas descobertas. Para os educadores esses relatos são instrumentos formativos,...
Descobrindo a Robótica

Descobrindo a Robótica

Confiram a reportagem realizada na Creche sobre o projeto de Robótica desenvolvido em parceria com ao ICMC. “Descobrindo a robótica na pré-escola: crianças da creche da USP em São Carlos aprendem a montar e controlar robôs”

 

No 2º semestre de 2016, Irarã desenvolveu atividades com as crianças da Creche do campus, com o o projeto “Luz, cores, ação! Ciência e arte na educação infantil”. Financiado pelo CNPq, com quatro turmas de crianças entre três e seis anos, o projeto envolveu luzes e sombras, dando liberdade às crianças para interagir com esses dois elementos, explorando seus aspectos científicos e artísticos como desenho, dança e teatro. “Antes de iniciar o projeto, eu e a professora Cibelle visitamos a Creche, conversamos com os professores de lá, para conhecer o ‘know-how’ desses agentes pedagógicos, que é muito grande, e aprender um pouco mais sobre o que já havia sido feito na creche”, relembra Iratã.

As atividades foram realizadas durante quatro meses, uma vez por semana, com duração de 40 minutos, e Iratã conta que, com base na filosofia emiliana, as atividades foram adaptadas ao universo dos participantes. “Sempre respeitamos as crianças e adaptamos as atividades ao universo delas. O importante era estar com elas, e permitir que as atividades tomassem caminhos diferentes, conforme as crianças interagiam com as tarefas que eram dadas a elas”, conta o aluno.

As atividades foram gravadas e fotografadas, e, no momento, Iratã e Cibelle estão trabalhando na análise dos resultados, para a qual as reflexões e ideias do sociólogo da infância, Manuel Sarmento, servirão como pano de fundo.

 

 

Embora ainda esteja no início da análise, Iratã adianta que ele próprio aprendeu bastante com a experiência. “Essas atividades são muito diferentes de qualquer atividade educacional que participei até o momento. Estar ali, ter que improvisar e deixar as crianças como protagonistas é, de fato, muito diferente e, ao mesmo tempo, muito enriquecedor. E tudo isso pode ser aplicado não somente com crianças da educação infantil, mas também com alunos do ensino fundamental e médio”, afirma. “É algo que tem muito a ver com a formação dos próprios professores. Atividades desse tipo permitem um relacionamento muito mais próximo com prática educacional, e ensina ao professor a se adaptar a diferentes realidades”.

Várias das atividades desenvolvidas podem ser facilmente transpostas para o ensino fundamental e médio, como, por exemplo, a câmara escura, sombras coloridas, e atividades que envolvem as noções de perspectiva e proporcionalidade dos tamanhos das sombras.

Sendo assim, no futuro próximo, Iratã pretende expandir a experiência. Além de já ter o desejo de aplicar atividades similares com crianças de outras idades, ele diz que pretende realizar mais atividades desse tipo com crianças da mesma faixa etária com as quais trabalhou recentemente. “Minha expectativa é, de fato, continuar com pesquisas na área de educação, mas com outros temas. Comecei com o tema da luz, mas com o que vivenciei na Creche qualquer tema pode ser trabalhado considerando o aluno como protagonista. É só uma questão de pensar bem nas atividades, e nos próximos temas que serão trabalhados”, diz. “Nossa ideia foi colocar as crianças em contato com a cultura científica, e pensar em maneiras de introduzi-las nesse universo. Fiquei muito encantado com a educação infantil, e, sinceramente, eu não esperava. É muito gostoso trabalhar com crianças, e será um enorme prazer continuar seguindo dessa forma”, conclui o educador.

Imagens: Crianças durante as atividades ministradas por Iratã (crédito: arquivo pessoal)

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP

Irata_Lisboa-2

Irata_Lisboa-1