Novidades no G1

Novidades no G1

Estamos com novidades no Berçario 1 Na Creche sempre promovemos ações em que buscamos aproximar e acolher as crianças e suas famílias. Pensando nessa interação montamos um painel informativo, no corredor do lado de fora do berçário. Compartilharemos com vocês materiais de estudo e pesquisas como textos, links, cds, etc…...
Capoeira

Capoeira

Capoeira 2017
Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Um Pé de que? De Beriba!   Durante a Capoeira, o professor Siri apresentou para as crianças a música “Beriba é pau”, logo a palavra beriba, desconhecida pelas crianças, chamou atenção do grupo. Então, Siri explicou para as crianças que a Beriba é o nome da árvore que os galhos...
Oficinas Juninas

Oficinas Juninas

G1 e G2 Oficina Junina  G5 e G6 Oficina Pipa Confecção Cartaz Festa Dança das Cadeiras
Festa junina 2017

Festa junina 2017

 
"Luz, cores, ação!": projeto insere crianças no mundo científico

“Luz, cores, ação!”: projeto insere crianças no mundo científico

  No 2º semestre de 2016, Irarã desenvolveu atividades com as crianças da Creche do campus, com o o projeto “Luz, cores, ação! Ciência e arte na educação infantil”. Financiado pelo CNPq, com quatro turmas de crianças entre três e seis anos, o projeto envolveu luzes e sombras, dando liberdade...
Mãos na terra: É hora de plantar

Mãos na terra: É hora de plantar

  As crianças do G4 continuam bastante interessadas pelas sementes, conversamos sobre como elas crescem e se desenvolvem. Isaac disse que a semente precisa de água, Ettore disse que precisa de terra, Davi queria mesmo era saber o tempo que demora para crescer. Mas, do que mais a planta precisa?...
Horta

Horta

O ano iniciou e as crianças dos Grupos 5 e a Turma da Floresta Tropical já começaram a cultivar mudinhas. Prepararam a terra, plantaram e agora é só aguar, cuidar e esperar crescer.                          
Cardápio 2018

Cardápio 2018

CÁRDAPIO DE 19 A 23 DE FEVEREIRO
Relatos Semanais

Relatos Semanais

Em nossa creche procuramos estabelecer diálogo com as crianças, famílias e comunidade. Pensando nisso fazemos Relatos Semanais que contam um pouco das vivências das crianças na creche, dando oportunidade à elas de reviverem suas experiências e às famílias de participarem dessas descobertas. Para os educadores esses relatos são instrumentos formativos,...
Descobrindo a Robótica

Descobrindo a Robótica

Confiram a reportagem realizada na Creche sobre o projeto de Robótica desenvolvido em parceria com ao ICMC. “Descobrindo a robótica na pré-escola: crianças da creche da USP em São Carlos aprendem a montar e controlar robôs”

 

As crianças do G4 continuam bastante interessadas pelas sementes, conversamos sobre como elas crescem e se desenvolvem. Isaac disse que a semente precisa de água, Ettore disse que precisa de terra, Davi queria mesmo era saber o tempo que demora para crescer. Mas, do que mais a planta precisa?

Iara disse que precisa do vaso e Moisés disse que não pode tirar a planta do vaso, porque morre. Bom, já sabemos o que precisamos para plantar, mas e o que iremos plantar? Faltam as sementes!

A equipe da cozinha está sempre atenta aos nossos pedidos e logo providenciou algumas sementes de maracujá e também de abóbora (hum, neste dia comemos abóbora cozida no almoço). Mas faltavam ainda o vaso e a terra!

A Lourdes, da equipe da cozinha, mora em uma chácara onde tem muitas plantas, flores e árvores e ela nos trouxe os vasos, a terra e algumas sementes de Jatobá, girassol e tomate cereja. Também pudemos conhecer um caroço de manga brotando algumas folhas que para Isaac parecia uma praia. Brenda, Gabriela e Eline sentiram até o cheirinho da manga.

Foi muito gostoso o nosso plantio: mexer na terra, colocá-la nos vasos, plantar as sementes e também regá-las, afinal elas precisam de água para crescerem.

Como é bom fazermos novas descobertas, e para isso Eline e Helena trouxeram uma semente (caroço) de abacate para que as crianças também pudessem conhecer.

Plantamos tudo antes deste período de chuva. Agora é só aguardar a natureza fazer a sua parte e nós certamente faremos a nossa.

 

 

 * A Lourdes também nos deixou uma dica muito interessante sobre  como manter as plantas bem irrigadas, mesmo quando não estamos na creche: colocar uma garrafa de água virada no vaso, para que a terra possa ser molhada de maneira gradativa.