Novidades no G1

Novidades no G1

Estamos com novidades no Berçario 1 Na Creche sempre promovemos ações em que buscamos aproximar e acolher as crianças e suas famílias. Pensando nessa interação montamos um painel informativo, no corredor do lado de fora do berçário. Compartilharemos com vocês materiais de estudo e pesquisas como textos, links, cds, etc…...
Capoeira

Capoeira

Capoeira 2017
Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Um Pé de que? De Beriba!   Durante a Capoeira, o professor Siri apresentou para as crianças a música “Beriba é pau”, logo a palavra beriba, desconhecida pelas crianças, chamou atenção do grupo. Então, Siri explicou para as crianças que a Beriba é o nome da árvore que os galhos...
Oficinas Juninas

Oficinas Juninas

G1 e G2 Oficina Junina  G5 e G6 Oficina Pipa Confecção Cartaz Festa Dança das Cadeiras
Festa junina 2017

Festa junina 2017

 
"Luz, cores, ação!": projeto insere crianças no mundo científico

“Luz, cores, ação!”: projeto insere crianças no mundo científico

  No 2º semestre de 2016, Irarã desenvolveu atividades com as crianças da Creche do campus, com o o projeto “Luz, cores, ação! Ciência e arte na educação infantil”. Financiado pelo CNPq, com quatro turmas de crianças entre três e seis anos, o projeto envolveu luzes e sombras, dando liberdade...
Mãos na terra: É hora de plantar

Mãos na terra: É hora de plantar

  As crianças do G4 continuam bastante interessadas pelas sementes, conversamos sobre como elas crescem e se desenvolvem. Isaac disse que a semente precisa de água, Ettore disse que precisa de terra, Davi queria mesmo era saber o tempo que demora para crescer. Mas, do que mais a planta precisa?...
Horta

Horta

O ano iniciou e as crianças dos Grupos 5 e a Turma da Floresta Tropical já começaram a cultivar mudinhas. Prepararam a terra, plantaram e agora é só aguar, cuidar e esperar crescer.                          
Cardápio 2018

Cardápio 2018

CÁRDAPIO DE 19 A 23 DE FEVEREIRO
Relatos Semanais

Relatos Semanais

Em nossa creche procuramos estabelecer diálogo com as crianças, famílias e comunidade. Pensando nisso fazemos Relatos Semanais que contam um pouco das vivências das crianças na creche, dando oportunidade à elas de reviverem suas experiências e às famílias de participarem dessas descobertas. Para os educadores esses relatos são instrumentos formativos,...
Descobrindo a Robótica

Descobrindo a Robótica

Confiram a reportagem realizada na Creche sobre o projeto de Robótica desenvolvido em parceria com ao ICMC. “Descobrindo a robótica na pré-escola: crianças da creche da USP em São Carlos aprendem a montar e controlar robôs”

A Creche e Pré-Escola elaborou um programa de ações para aproximar as famílias da creche. O êxito da parceria depende da organização do tempo e dos espaços reflexivos e ao mesmo tempo com normas que permitam o acesso e o envolvimento diário dos pais, “a creche aberta” fortalece a relação.

Outro aspecto importante é a organização de um espaço de discussão, informação, sugestão e ação entre os atores este é o intuito da criação da Associação de Pais e Funcionário da Creche (APESC).

As reuniões pedagógicas com as famílias merecem atenção, cuidado e planejamento. É o espaço destinado a compartilhar momentos, apresentar projetos e experiências vividas em cada grupo, trocar informações, avaliar resultados e conquistas. Fazem parte do calendário da creche as reuniões com as famílias:

  • Plantão Individual no final do 1º. Semestre: para troca de informações sobre cada criança;
  • Reunião pedagógica com as famílias: início e final do 2º. Semestre: apresentação do processo de aprendizagem e descobertas do grupo, as metas para o ano e os projetos realizados.

Existem alguns momentos que merecem atenção especial e também algumas dúvidas ou temáticas polêmicas de cada faixa etária que se repetem todos os anos, nas mesmas épocas, para estes acontecimentos previsíveis é conveniente uma antecipação da informação preparando a família. Orientamos e acompanhamos as famílias em momentos como a matrícula, a adaptação de uma criança nova, o primeiro ano de vida, o controle de esfíncteres, comportamento infantil etc.