Novidades no G1

Novidades no G1

Estamos com novidades no Berçario 1 Na Creche sempre promovemos ações em que buscamos aproximar e acolher as crianças e suas famílias. Pensando nessa interação montamos um painel informativo, no corredor do lado de fora do berçário. Compartilharemos com vocês materiais de estudo e pesquisas como textos, links, cds, etc…...
Capoeira

Capoeira

Capoeira 2017
Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Um Pé de que? De Beriba!   Durante a Capoeira, o professor Siri apresentou para as crianças a música “Beriba é pau”, logo a palavra beriba, desconhecida pelas crianças, chamou atenção do grupo. Então, Siri explicou para as crianças que a Beriba é o nome da árvore que os galhos...
Oficinas Juninas

Oficinas Juninas

G1 e G2 Oficina Junina  G5 e G6 Oficina Pipa Confecção Cartaz Festa Dança das Cadeiras
Festa junina 2017

Festa junina 2017

 
"Luz, cores, ação!": projeto insere crianças no mundo científico

“Luz, cores, ação!”: projeto insere crianças no mundo científico

  No 2º semestre de 2016, Irarã desenvolveu atividades com as crianças da Creche do campus, com o o projeto “Luz, cores, ação! Ciência e arte na educação infantil”. Financiado pelo CNPq, com quatro turmas de crianças entre três e seis anos, o projeto envolveu luzes e sombras, dando liberdade...
Mãos na terra: É hora de plantar

Mãos na terra: É hora de plantar

  As crianças do G4 continuam bastante interessadas pelas sementes, conversamos sobre como elas crescem e se desenvolvem. Isaac disse que a semente precisa de água, Ettore disse que precisa de terra, Davi queria mesmo era saber o tempo que demora para crescer. Mas, do que mais a planta precisa?...
Horta

Horta

O ano iniciou e as crianças dos Grupos 5 e a Turma da Floresta Tropical já começaram a cultivar mudinhas. Prepararam a terra, plantaram e agora é só aguar, cuidar e esperar crescer.                          
Cardápio 2018

Cardápio 2018

CÁRDAPIO DE 19 A 23 DE FEVEREIRO
Relatos Semanais

Relatos Semanais

Em nossa creche procuramos estabelecer diálogo com as crianças, famílias e comunidade. Pensando nisso fazemos Relatos Semanais que contam um pouco das vivências das crianças na creche, dando oportunidade à elas de reviverem suas experiências e às famílias de participarem dessas descobertas. Para os educadores esses relatos são instrumentos formativos,...
Descobrindo a Robótica

Descobrindo a Robótica

Confiram a reportagem realizada na Creche sobre o projeto de Robótica desenvolvido em parceria com ao ICMC. “Descobrindo a robótica na pré-escola: crianças da creche da USP em São Carlos aprendem a montar e controlar robôs”

A Creche e Pré Escola São Carlos, a princípio Centro de Convivência Infantil, nasceu a partir da mobilização de mães funcionárias que não tinham onde deixar seus filhos. Para definir suas prioridades, diretrizes e estrutura de funcionamento instaurou-se uma comissão envolvendo funcionárias, docentes, psicóloga, pedagoga e assistente social, sendo efetivamente implantado pela Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos através da Portaria COOR 005/85, de 15.05.1985.

Em 01.07.1985 a creche foi inaugurada com o quadro de 17 funcionários e capacidade para 50 crianças. Em vista da demanda, em 1986 houve ampliação do espaço físico e do quadro de pessoal para 22 funcionários, aumentando a capacidade de atendimento para 70 crianças.

A partir de 1996, com a nova ampliação do espaço físico através da construção de 01 berçário e 02 salas para acomodar as turmas que utilizavam o prédio (emprestado) ao lado da creche, a capacidade de atendimento passou a ser para 80 crianças de 4 meses a 6 anos e 11 meses. Até 2005 as vagas foram destinadas apenas para os filhos das servidoras.

Assim, durante 20 anos a creche esteve diretamente subordinada ao Serviço de Promoção Social da Divisão de Operações da PCASC, tendo em sua organização um Conselho Deliberativo constituído por representantes de usuários, representantes de funcionários da creche, a assistente social do campus, um representante da PCASC e a diretora/coordenadora da Creche.

A partir de 02 de maio de 2005 a Creche passa a ser administrado pela Divisão de Creches COSEAS. Atendendo as exigências da LDB o conselho deliberativo é extinto e inicia-se o processo de construção da APESC (Associação de pais e educadores da Creche e Pré-Escola São Carlos) com o objetivo de orientar, informar e buscar parceria com as famílias usuárias. A capacidade de atendimento é ampliada para 90 vagas, tendo direito a elas os filhos dos funcionários, docentes e alunos desta universidade. A Creche e Pré-Escola São Carlos passa a contar com todo o suporte técnico da Divisão de Creches, abrangendo novos regulamentos, plano de formação e orientação pedagógica nas diferentes áreas da educação e do cuidado infantil.

Neste período foi visitado semanalmente pela supervisora das creches do interior, Ana Mello (psicóloga e educadora) e ocasionalmente pela supervisora de nutrição e saúde Isa Jorge (nutricionista) responsáveis pelas orientações na rede da Divisão de Creches/Educação Infantil – SAS USP.

Entre 2005 e 2010 ampliou-se as vagas para 95 crianças, reorganizou-se e ampliou-se o quadro de professoras, como também se organizou a coordenação pedagógica indicando duas professoras para o cargo.

Nesse mesmo período diferentes temas, ligado a concepção de infância, creche e família e formação continuada foram tratados nos espaços de formação como encontros mensais, grupos de estudos e supervisões sistemáticas.

Em 2010 constituiu-se a equipe técnica a composta por: a diretora, um pedagogo, uma psicóloga, uma técnica de enfermagem e uma de nutrição, mantendo as duas professoras coordenadoras de módulos.