Novidades no G1

Novidades no G1

Estamos com novidades no Berçario 1 Na Creche sempre promovemos ações em que buscamos aproximar e acolher as crianças e suas famílias. Pensando nessa interação montamos um painel informativo, no corredor do lado de fora do berçário. Compartilharemos com vocês materiais de estudo e pesquisas como textos, links, cds, etc…...
Capoeira

Capoeira

Capoeira 2017
Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Construção Berimbau Turma Magnólia Amarela

Um Pé de que? De Beriba!   Durante a Capoeira, o professor Siri apresentou para as crianças a música “Beriba é pau”, logo a palavra beriba, desconhecida pelas crianças, chamou atenção do grupo. Então, Siri explicou para as crianças que a Beriba é o nome da árvore que os galhos...
Oficinas Juninas

Oficinas Juninas

G1 e G2 Oficina Junina  G5 e G6 Oficina Pipa Confecção Cartaz Festa Dança das Cadeiras
Festa junina 2017

Festa junina 2017

 
"Luz, cores, ação!": projeto insere crianças no mundo científico

“Luz, cores, ação!”: projeto insere crianças no mundo científico

  No 2º semestre de 2016, Irarã desenvolveu atividades com as crianças da Creche do campus, com o o projeto “Luz, cores, ação! Ciência e arte na educação infantil”. Financiado pelo CNPq, com quatro turmas de crianças entre três e seis anos, o projeto envolveu luzes e sombras, dando liberdade...
Mãos na terra: É hora de plantar

Mãos na terra: É hora de plantar

  As crianças do G4 continuam bastante interessadas pelas sementes, conversamos sobre como elas crescem e se desenvolvem. Isaac disse que a semente precisa de água, Ettore disse que precisa de terra, Davi queria mesmo era saber o tempo que demora para crescer. Mas, do que mais a planta precisa?...
Horta

Horta

O ano iniciou e as crianças dos Grupos 5 e a Turma da Floresta Tropical já começaram a cultivar mudinhas. Prepararam a terra, plantaram e agora é só aguar, cuidar e esperar crescer.                          
Cardápio 2018

Cardápio 2018

CÁRDAPIO DE 19 A 23 DE FEVEREIRO
Relatos Semanais

Relatos Semanais

Em nossa creche procuramos estabelecer diálogo com as crianças, famílias e comunidade. Pensando nisso fazemos Relatos Semanais que contam um pouco das vivências das crianças na creche, dando oportunidade à elas de reviverem suas experiências e às famílias de participarem dessas descobertas. Para os educadores esses relatos são instrumentos formativos,...
Descobrindo a Robótica

Descobrindo a Robótica

Confiram a reportagem realizada na Creche sobre o projeto de Robótica desenvolvido em parceria com ao ICMC. “Descobrindo a robótica na pré-escola: crianças da creche da USP em São Carlos aprendem a montar e controlar robôs”

Projetos Gerais

Musicalização: Tem o intuito de provocar situações em que as crianças vivenciem experiências musicais e ampliem seu repertório conhecendo as diversas expressões musicais dos povos. Atividades como: ouvir e cantar pequenas canções, movimentar-se e dançar ao som da música, confeccionar e tocar pequenos instrumentos, explorar diferentes tipos de vozes e sons, vivenciar experiências com diferentes padrões rítmicos, etc.

Oficinas de recepção e despedida: Nos momentos de entrada e saída das crianças na creche são organizadas atividades diversificadas de criação (individual ou coletiva) ou brincadeiras que envolvem faixas etárias diferentes.

Vivências integradas com o meio ambiente: atividades realizadas em diversos ambientes. Em cada situação busca-se o relacionamento da criança com o meio, sua observação e questionamento sobre as principais problemáticas do ambiente. Bem como desafiamos o grupo a pensar em possíveis soluções, baseados nos princípios dos 3r’s (redução, reutilização e reciclagem) e na adoção da coleta seletiva.

Dia do Brinquedo: às segundas-feiras as crianças levam para a creche um brinquedo de casa escolhido por elas mesmas, a ideia é que possam compartilhar com os colegas objetos pessoais, com isso espera-se que as crianças aprendam a compartilhar, ampliando suas experiências em brincadeiras organizadas pelas educadoras em conjunto com a turma a partir dos brinquedos que comumente não temos na creche.

Oficina do corpo: objetivo desse trabalho é o de possibilitar experiências e vivências corporais de modo que a criança desenvolva a percepção e sensibilidade de seu corpo, e assim compreenda e respeite o outro, ela mesma e o ambiente no qual ela está inserida. Para alcançar esse objetivo a seguinte metodologia é utilizada: inicialmente é estabelecido o vínculo entre a educadora e as crianças, através de visitas, aconchegos, ou brincadeiras; na etapa seguinte é aplicada uma seqüência de atividades: alongamento, atividades corporais de sensibilidade, toque, movimento e relaxamento. Para crianças entre 4 meses e dois anos é aplicada apenas massagem. São utilizados os seguintes recursos: óleos naturais, hidratantes, bastões, bola bobath, colher de pau, carrinhos e bolas massageadores.

Capoeira: O jogo de capoeira desenvolve o equilíbrio, a disciplina, o convívio social, relações lúdicas entre movimento corporal e a História . De acordo com a idade essas atividades são tratadas de forma diferente. Com a turma dos mais novos, enfatizamos as brincadeiras e jogos, trabalhando mais a parte musical da capoeira. É ensinado a todas as crianças bater palma no ritmo, a cantar as músicas tradicionais da capoeira e também alguns movimentos básicos da mesma. À medida que vão ficando mais velhos, adquirem uma coordenação motora maior, sentem-se mais interessados pelo assunto e sua origem cultural, permitindo aulas mais complexas.

Escolher um nome para a Turma: sentir-se pertencente a um grupo é essencial para que o indivíduo compreenda a sua estrutura, sinta-se seguro, atuante e inserido no mundo social. A escolha do nome da turma propicia que as crianças fortaleçam vínculos, identificando o grupo e o distinguindo dos demais, criando assim a sua identidade perante os outros amigos da escola. No início do ano letivo, cada turma (incluindo as famílias) elege seu nome, geralmente que tenha significado para o mundo da infância, podendo ser um animal, um vegetal, uma estrela, etc. Desde que não tenha nenhum apelo comercial ou vá contra os princípios adotados pela creche. O nome da turma será o primeiro projeto a ser desenvolvido em cada grupo, reunindo atividades que possibilitem às crianças conhecer e entender a temática que o envolve.

Projeto Saúde Bucal

Projeto Horta