Curso internacional: “SWAT Aplicado à Segurança Hídrica sob Mudanças Climáticas”

Até segunda-feira, dia 8, estão abertas as inscrições para o curso internacional SWAT (Soil & Water Assessment Tool) Aplicado à Segurança Hídrica sob Mudanças Climáticas, como parte do ciclo oficial de palestras internacionais 2018 International Water Lectures, com apoio CAPES/PROEX do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPGSHS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

eesc slide curso ppgshs

O curso é associado às seguintes iniciativas interdisciplinares vigentes: a Subcomponente de Segurança Hídrica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Mudanças Climáticas-Fase 2 (INCTMC2) coordenado pelo CEMADEN/MCTIC; o Subprojeto de Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas do Interdisciplinary Climate Investation Centre (INCLINE); e Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústrica (CEPID/CeMEAI); e IAHS-Panta Rhei + IAHS-MOXXI.

Ministrado em conjunto com o professor da Texas A&M University, nos EUA, Raghavan “Srini” Srinivasan, o curso será oferecido em inglês e português e poderá ser convertido em créditos aos alunos matriculados em cursos de pós-graduação por meio da disciplina SHS5813, oferecida pelo PPGSHS. Além disso, diferente das edições anteriores, será oferecido um novo Programa, contando com: várias aplicações de SWAT em bacias brasileiras; palestrantes convidados de instituições público-privadas – dentre elas Climatempo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG/UFMS), e o Institute of Earth and Environmental Science, University of Potsdam, na Alemanha; e workshops de novas fronteiras científicas e de oportunidades para jovens pesquisadores.

Podem se inscrever profissionais de quaisquer formações ou estágios de pós-graduação, incluindo pós-doutorados, enviando seu pedido de inscrição por e-mail à Comissão Organizadora pelo endereço emm@sc.usp.br.

Deve-se anexar uma carta de recomendação de referente nacional ou internacional que explique o perfil do interessado e responda à pergunta: “Como as aplicações atuais/futuras com SWAT do participante recomendado para este Curso têm/terão aderência às iniciativas interdisciplinares INCTMC2, INCLINE e CEPID/CeMEAI?”

As aulas ocorrerão nas salas da Seção Técnica de Informática (SCINFOR) da EESC, localizada próximo à Biblioteca, na Área 1 do Campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Mais informações:
Professor Eduardo Mendiondo