Cyberbullying de alunos contra professores

“Um dos problemas cruciais na esfera das relações pedagógicas é o cyberbullying. Dada a crescente manifestação da violência no âmbito escolar e nas redes sociais, essa temática é de grande atualidade e de extrema relevância para a área educacional”, é o que afirma o professor titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, Antônio Alvaro Soares Zuin.

PPT_25062018_Seminário Antonio Zuin (PAE)Na próxima sexta-feira, 29 de junho, o pesquisador abordará o assunto em palestra que profere às 10 horas no anfiteatro térreo do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.  Zuin propõe que a questão seja abordada e enfrentada pela sociedade em geral e pelos educadores em particular, que estão se tornando alvo de postagens inadequadas. “É preciso ressignificar a própria autoridade do professor, uma vez que o cyberbullying de alunos contra os educadores está se tornado uma prática cada vez mais presente na redes sociais, notadamente o YouTube”, afirma.

O palestrante tem pós-doutorados em Filosofia da Educação (Universidade de Leipzig, Alemanha) e em Psicologia da Educação (Universidade de York, Inglaterra). É editor-associado da revista “Educação e Sociedade” e membro do conselho editorial da revista alemã Pädagogische Korrespondenz. É autor do livro  Cyberbullying contra professores: dilemas da autoridade dos educadores na era da concentração dispersa,  pela Editora Loyola. Atua principalmente nas temáticas: indústria cultural, cyberbullying, novas tecnologias, violência e educação, Teoria Crítica e Educação.

O seminário integra a programação do Workshop do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) – 1º semestre de 2018, que busca aprimorar a formação de pós-graduandos para o exercício da atividade didática de graduação. A partir das 14 horas os estagiários PAE apresentarão seus trabalhos em formato de pôsteres.

As atividades são gratuitas e abertas ao público interessado.  Inscrições para o seminário devem ser feitas clicando aqui. Será fornecida declaração aos participantes.

Endereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1

Contato: (16) 3373-9909

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Foto: capa do livro “Cyberbullying contra professores: dilemas da autoridade dos educadores na era da concentração dispersa”, com adaptação