De 5 e 9 de agosto: Semana Integrada do IFSC

Uma semana inteira onde os alunos de graduação e pós-graduação trocam ideias e experiências através de seus trabalhos, conhecem novas áreas de pesquisa e têm a oportunidade de descobrir potenciais direcionamentos de suas carreiras. Tudo isso acontecerá entre os dias 5 e 9 de agosto, durante a nona edição da Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC), com a apresentação de palestras, minicursos, talks, apresentação de pôsteres, inúmeras atividades culturais e um “Show de Talentos” que mostrará as habilidades artísticas dos jovens alunos, além da atribuição do “Prêmio Yvonne Mascarenhas”, destinado a premiar as melhores apresentações de pesquisa realizadas por alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, com a presença da docente e pesquisadora que dá o nome ao prêmio e que é uma das pioneiras da criação do IFSC/USP.

Para Paulina Rossi Ferreira, coordenadora da SIFSC-9 “A SIFSC, fundada em 2011, começou as suas atividades ao integrar dois eventos do Instituto: o Workshop de Pós-Graduação e a SEMAFIS. O evento ainda traz de suas origens uma comissão formada por alunos de graduação e pós-graduação do IFSC, que buscam não somente tornar possível a apresentação de trabalhos científicos, como também trazer palestras, minicursos, arte e cultura para o ambiente acadêmico. Atualmente, em sua nona edição, a SIFSC conta com um evento temático, explicitando a relação entre Física e Arte, entrelaçando as obras de Vincent van Gogh com o conceito de Turbulência, um fenômeno físico ainda pouco compreendido. Palestras sobre física teórica e aplicada, minicursos de física teórica, biotecnologia e análise, irão procurar expandir os interesses no evento”.

Confira a programação no cartaz abaixo.

Por Assessoria de Comunicação do IFSC