Diretor do CeMEAI irá coordenar programas profissionais da Capes

Novos coordenadores vão reestabelecer a Avaliação Quadrienal 2017-2020

poti capes

O diretor do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) José Alberto Cuminato foi escolhido coordenador de Programas Profissionais para área de Matemática/Probabilidade e Estatística durante a primeira reunião extraordinária da CAPES em 2022 que trouxe os nomes de cinco novos coordenadores de áreas de avaliação. Escolhidos por representantes das próprias áreas e referendados pelos conselheiros, eles ocuparão vagas referentes às renúncias ocorridas em 2021, restabelecendo a Avaliação Quadrienal 2017-2020.

“As sociedades brasileiras de Matemática e Estatística indicaram alguns nomes à presidência da Capes que optou por Nancy Lopes Gardia (Unicamp) e ela foi a responsável pela escolha dos colegas de equipe. Keti Tenenblat (UnB) assumiu a coordenação adjunta de Programas Acadêmicos e eu irei coordenar os Programas Profissionais. Temos a missão de em menos de um ano completar a avaliação dos trabalhos na área que inclusive já deveriam estar publicados”, comentou Cuminato.

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, ressaltou o caráter democrático do pleito. “Como forma de prestação de contas dessa presidência, quero dizer que tivemos intenso diálogo com a sociedade científica”, disse. “Foram eleitas pessoas que de fato representam a alta sociedade científica”.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI