Diretor do IQSC é indicado como professor adjunto de Universidade da Coreia do Sul

Prof. Varela proferindo palestra no Gwangju Institute of Science and Technology, Gwnagju, Coreia do Sul, em 2014

O professor e diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, Hamilton Varela, foi indicado como professor adjunto do Instituto de Ciência e Tecnologia de Gwangju (GIST, Gwangju Institute of Science and Technology), na cidade de Gwangju, Coreia do Sul.

Ele foi recomendado pelo Comitê de Pessoal do Corpo Docente do GIST e atuará na Escola de Ciências da Terra e Engenharia Ambiental do Instituto, entre 1º de junho deste ano e 31 de maio de 2025. A previsão é de que Varela passe cerca de dez dias por ano em Gwangju, onde ministrará palestras sobre eletrocatálise e termodinâmica. O docente também irá realizar pesquisas em colaboração com o Grupo do Prof. Jaeyoung Lee sobre a interconversão entre as energias química e elétrica.

Professores Jaeyoung Lee (GIST), Markus Eiswirth (Fritz Haber Institute) e Hamilton Varela, em Gwangju

Essa é a terceira vez que Varela é convidado para atuar como Professor Adjunto no GSIT. Os termos anteriores foram entre 2014 e 2016 e de 2020 a 2022. O diretor do IQSC é membro fundador do Ertl Center for Electrochemistry and Catalysis, centro de pesquisa localizado no GIST e estabelecido em homenagem ao Prof. Gerhard Ertl, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2007.

Por Assessoria de Comunicação do IQSC/USP

Fotos: Hamilton Varela – Arquivo pessoal