Docentes do IQSC lançam livros sobre Gestão de Qualidade e Análise Térmica

Após esgotar as duas primeiras, a terceira edição do livro  Gestão de Qualidade em Laboratórios  (mais uma vez revisada e ampliada) também é lançada em inglês. A publicação é de autoria do Prof. Dr. Igor Renato Bertoni Olivares.livro Gestão de Qualidade

“A confiabilidade dos resultados analíticos é uma obrigação para qualquer laboratório (pesquisa ou rotina), porque os efeitos desses resultados podem ser devastadores”, afirma Igor Olivares.

Tendo como base as últimas novidades na área, o autor apresenta as informações no âmbito de um Sistema de Gestão, fornecendo assistência aos novos profissionais e também assessorando peritos que buscam novas ferramentas para a Gestão da Qualidade Laboratorial.

Igor Olivares é pesquisador junto ao Instituto de Química de São Carlos – IQSC, da USP, onde é responsável por disciplinas na área de gestão de qualidade. No INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) faz parte do quadro de avaliadores externos para avaliação dos processos gerenciais de Laboratórios e Organismos de Certificação de Produtos e Sistemas. Fora do ambiente universitário desenvolve trabalhos de pesquisa em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), oferecendo também treinamentos e consultorias a empresas públicas e privadas.

O autor tem experiência na área de Química, com ênfase em Cromatografia e Técnicas de Preparo de Amostras, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO/IEC 17025, BPL, Auditoria, Validação, Estimativa de Incerteza, Materiais de Referência Certificados, Ensaios de Proficiência.

Livro Análise TérmicaUm conjunto de técnicas compõe a análise térmica de um material, que avalia os efeitos da variação de temperatura sobre um determinado material – tanto para o aquecimento quanto para o resfriamento.  Esse estudo tem destacada importância no cotidiano e nos desenvolvimentos científicos e industriais contemporâneos, a medida que surgem novos materiais e produtos.

O livro Contribuições ao Ensino de Análise Térmica, de autoria do Gabriela Bueno Denari e do Prof. Dr. Éder Tadeu Gomes Cavalheiro faz um  levantamento sobre o estado da arte do ensino dessa disciplina em nível superior no Brasil, apresentando o desenvolvimento histórico das técnicas termoanalíticas  para uso no processo de aprendizagem e propõe experimentos de aspectos práticos.

“O levantamento realizado deixa claro que o ensino de Análise Térmica ainda é muito insipiente nas IES [Instituições de Ensino Superior] brasileiras” afirmam os autores, que complementam “um fato curioso é que algumas IES relatavam em seu projeto pedagógico que possuíam equipamentos de termogravimetria (TGA) e de calorimetria exploratória diferencial (DSC), mas discussões sobre as técnicas não faziam parte do currículo dos cursos de graduação em química. Portanto, pode-se inferir que a Análise Térmica já está presente na pesquisa dessas instituições, mas não no ensino”.

Gabriela Denari graduou-se em Química no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP e durante seus estudos atuou na área de sínteses inorgânicas, química ambiental e educação ambiental.  Em 2013 concluiu seu mestrado em Química Analítica e Inorgânica no IQSC, tendo atuado na área de Ensino e Análise Térmica. A segunda graduação, Licenciatura em Ciências Exatas foi concluída em 2014. Foi professora de Química e Matemática em escolas da rede estadual e colégios particulares e professora voluntária em instituições carentes.  Desenvolve seu doutorado na Unesp de Bauru, com pesquisa voltada para as áreas de História e Filosofia da Ciência, Teoria da Complexidade e Educação Ambiental.

Éder Cavalheiro tem sua formação na área de Química, com doutorado concluído em 1995 na USP São Carlos. Trabalhou como professor na Universidade Federal de São Carlos e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade da Flórida, Estados Unidos. É professor associado e pesquisador junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, onde também exerce o cargo de Vice-Diretor. Suas áreas de interesse incluem análise térmica de biopolímeros e derivados, fármacos e aditivos alimentares. Na área da eletroanálise busca o desenvolvimento de materiais de eletrodo e métodos de análise de fármacos e moléculas com interesse biológico.