Doença de Chagas e afecções cirúrgicas

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece, na sexta-feira, dia 12 de abril, às 10 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1, o seminário Participação e importância da Doença de Chagas nas afecções cirúrgicas do aparelho digestivo e coloproctologia.

A explanação será feita pelo pesquisador Ulysses Ribeiro Júnior, professor de cirurgia do aparelho digestivo da Faculdade de Medicina da USP com atuação no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. “Os participantes terão noção atualizada das principais alterações digestivas que cursam com sintomatologia na Doença de Chagas. Discutiremos a epidemiologia da doença no Brasil e na América do Sul, fisiopatologia, quadro clínico, tratamento clínico e cirúrgico e prognóstico”, informou.

A Doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, transmitida pelo inseto conhecido com barbeiro e considerada negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas, (DNDi sigla em inglês de Drugs for Neglected Diseases initiative) há 6 milhões de pessoas infectadas em 21 países da América Latina, de 6 a 7 milhões no mundo e calcula-se que 70 milhões de pessoas estejam em risco de contrair a doença.

O seminário é organizado pelo professor doutor Carlos Alberto Montanari, Coordenador do Grupo de Química Medicinal do IQSC-USP, com experiência de mais de 20 anos em planejamento molecular de novas entidades químicas relevantes ao conhecimento da farmacoterapia da doença de Chagas.

A atividade é aberta a todos, gratuitamente.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1 Campus da USP em São Carlos
Contato: (16) 3373-8272

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)