Doutoranda da Engenharia de Produção ganha prêmio do MAXQDA

Camila Gonçalves Castro, doutoranda no departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, orientada pela professora Janaina Mascarenhas, está realizando seu projeto abordando o tema da economia circular, com o título: Efeito rebote: uma análise socioeconômica ambiental da economia circular.

Com o projeto enviado para o Prêmio MAXQDA na última edição de 2021, Camila ganhou o prêmio que vai lhe ajudar a continuar no desenvolvimento do projeto baseado em mudanças climáticas ou ações climáticas que envolvam a comunidade.

A MAXQDA Research Grants é uma iniciativa do VERBI Software que visa apoiar pesquisadores, projetos de pesquisa e redes. A Bolsa ResearchforChange oferece suporte financeiro e treinamento metodológico para estudantes-pesquisadores cujo trabalho de campo visa estudar, conscientizar e contribuir para iniciativas de empoderamento. O tema da concessão da edição em que Camila ganhou foi mudança climática e ação climática.

A pesquisa de Camila sobre economia circular faz ligações entre pessoas, mercados, ecossistemas e meio ambiente. Ela visa compreender como as empresas de um ecossistema produtivo circular brasileiro implementam novas tecnologias digitais em seus produtos e processos e como esse desenvolvimento é repassado para a rede, considerando a eficácia das ações para a sustentabilidade e o efeito rebote associado.

Com o seu processo de pesquisa submetido ao MAXQDA a doutoranda conseguiu uma bolsa de estudos de US $ 850,00, uma licença MAXQDA Analytics Pro Student, duas sessões de treinamento profissional, suporte técnico e funcional da Equipe de Suporte MAXQDA e uma bolsa de US $ 1.600,00 oferecida pelo VERBI Software. Além disso, é claro, a sua pesquisa está sendo exibida no site e nas redes sociais da MAXQDA.

A pesquisa  da Camila Castro busca ajudar as pessoas a mudarem e pensarem a forma como vivemos. “Meu objetivo é mudar o mundo para um mundo mais sustentável”, disse ela.

Por Patrick Lima (Comunicação Dep.Eng.Produção)