Doutorandos do Departamento de Engenharia de Estruturas são premiados em evento internacional da FIB

Os doutorandos do programa da Pós-Graduação de Engenharia de Estruturas (SET) Alex Micael Dantas de Souza, Lucas Antônio Morais Oliveira e Paula de Oliveira Ribeiro, supervisionados pelo professor Vladimir Guilherme Haach representaram a USP no evento internacional da fib Symposium 2021 (Lisboa/Portugal) – Students Competition, realizado no dia 16 de junho.

Foi uma competição entre pós-graduandos na previsão às cegas do comportamento estrutural de uma viga de concreto armado contínua usando agregado reciclados.

Participaram 15 equipes de 12 países.

Com grande satisfação e alegria, a equipe SET-São Carlos trouxe o 2º lugar para casa, representando a USP e o nosso Brasil!

O grupo TUD-SLM de Delft University of Technology (Netherlands) alcançou a primeira colocação e, em terceiro lugar classificou a equipe Portuguesa LABESTeam da Universidade do Porto (Portugal). Em quarto lugar ranqueou a equipe da Lodz University of Technology (Poland) e, em quinto, a equipe da Hong Kong Polytechnic University (China).

“O comportamento estrutural foi previsto através de simulações numéricas no âmbito de como a peça estrutural se comportaria durante todo o ensaio, que terminou com o colapso da peça”.

Foi uma experiência ímpar aplicar os conhecimentos e conseguir um ótimo destaque na competição da fib (The Fédération internationale du béton – International Federation for Structural Concrete). O suporte e a bagagem técnico-científica oferecida pelas disciplinas do programa do SET/EESC foram essenciais no uso de simulações numéricas não-lineares, utilizando o método dos elementos finitos na solução desse desafio de engenharia estrutural.

Nessa oportunidade, a equipe destaca que integraram e reforçaram os conceitos envolvidos nas cadeiras de Concreto Estrutural, Mecânica das Estruturas, Análise Não-Linear e, em especial, da “Aplicação de Modelos Numéricos à Estruturas de Concreto”.

A equipe SET-São Carlos dedica essa conquista a todos os colegas de profissão, professores e cientistas. Em especial, reitera-se o esforço e a valorização da ciência brasileira e à excelência da formação pessoal e profissional junto à nossa instituição.

Texto: Equipe SET