Edição do QTNano Talks será nesta segunda-feira, dia 11

O tema que será abordado pela cientista Raquel Costabile Bezerra na edição do QTNano Talks que acontecerá na próxima segunda-feira, 11 de novembro, às 16 horas, no anfiteatro B do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP será Investigação ab initio da adsorção de álcoois sobre clusters e superfícies de metais de transição incluindo a correção de van der Waals de Grimme D3.

“Álcoois de baixo peso molecular como metanol, etanol e etilenoglicol (EG) têm sido considerados boas fontes para a produção de hidrogênio, seja via eletrooxidação destes compostos em células a combustível ou em processos de reforma, e isto, requer o uso de catalisadores, os quais geralmente são materiais a base de metais ou óxidos. Contudo, a interação entre álcoois e catalisadores na escala atômica não é completamente compreendia ainda”, informou a palestrante.  O seminário mostrará estudos da adsorção de metanol, etanol e etilenoglicol sobre superfícies e sobre clusters.

Raquel Bezerra é doutoranda junto à Universidade Federal do Amazonas e desde novembro de 2018 realiza pesquisas junto o Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNano), coordenado pelo cientista Juarez Lopes Ferreira da Silva.  A apresentação é uma exposição do trabalho realizado no período e será transmitida ao vivo, pelo canal do grupo no Youtube.

Endereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Contato: (16) 3373-8272 ou eventos@iqsc.usp.br
Inscrição: www.iqsc.usp.br/eventos
Transmissão ao vivo: https://bit.ly/2CtgSJ3