Edição do Química às 16h abordará “Inovação, Ciências Básicas e Exemplos”

“A Inovação é hoje um componente necessário na vida das Universidades. Embora muitas achem que se trata de opção, ela é na verdade obrigação”. As afirmações são do professor doutor Vanderlei Salvador Bagnato, que profere palestra no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, no próximo dia 5 de setembro, em mais uma edição do Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16h (Q16).

“Diferentes aspectos de inovação, bem como exemplos, serão abordados na apresentação”, afirmou o convidado, que coordenou a Agência USP de Inovação de 2011 a março de 2018 e realiza atividades de inovação tecnológica e difusão de ciências.

Bagnato é professor Titular e Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Atua na área de física atômica e aplicações da óptica nas ciências da saúde. Publicou seis livros, 24 capítulos de livros e cerca de 500 artigos em periódicos especializados. Orientou mais de uma centena de trabalhos entre mestrado e doutorado, nas áreas de Física, Odontologia e Medicina. Recebeu diversos prêmios e homenagens, dentre os quais estão: Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia (2015) e Prêmio Jovem Cientista atribuído pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, entre outras.

O Q16 discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas e suas atividades são abertas a todos os interessados gratuitamente. A atividade é coordenada pelos professores doutores Fabio Henrique Barros de Lima e Danilo Manzani.

O seminário Inovação, Ciências Básicas e Exemplos será às 16 horas no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC. Os interessado devem formalizar inscrição através do site www.iqsc.usp.br/eventos.

Endereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1 do Campus da USP em São Carlos

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)