Edital inscreve projetos de preservação e curadoria de acervos na USP para apoio financeiro

Iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP destina um milhão de reais para projetos de preservação de acervos e patrimônio cultural

Acervos da Universidade podem se inscrever para obter apoio financeiro – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP lançou um edital para apoiar financeiramente projetos de preservação e curadoria de acervos arquivísticos, bibliográficos, científicos e museológicos em diversas áreas do conhecimento. Trata-se do Edital de Preservação e Curadoria de Acervos e Patrimônio Cultural na USP, que destina o valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e aprovará projetos em duas faixas: até R$ 50 mil e de R$ 50 a R$ 100 mil. O valor total do projeto deve incluir todos os impostos e tributações de acordo com a legislação vigente.

Os projetos devem ser enviados por docentes ativos ou funcionários, vinculados às unidades de ensino e pesquisa, museus, institutos especializados e demais órgãos da USP.

Para se inscrever o coordenador da iniciativa deve efetuar o login e fazer o cadastro na aba editais do site do sistema corporativo Apolo, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2022. A inscrição deverá ser analisada e homologada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCex) e cadastrada por seu presidente de 1º a 11 de novembro de 2022. Somente os projetos homologados serão analisados pela PRCEU.

O apoio financeiro é destinado a projetos que se enquadram nas modalidades: documentação; higienização e acondicionamento; restauração; gerenciamento ambiental; instalação de sistemas de segurança; infraestrutura; e difusão.

Acervos sob guarda e responsabilidade da USP

Os acervos contemplados são os pertencentes à USP ou que estão sob sua guarda e responsabilidade, enquadrados nas seguintes definições: acervo arquivístico; coleções científicas institucionais; acervo bibliográfico; conjunto de obras impressas; acervo museológico; e testemunhos materiais nos mais diversos suportes.

Poderão ser financiados materiais de divulgação, produção de material educativo, material permanente e de consumo, serviços de terceiros (pessoa jurídica), diárias para servidores técnico-administrativos e docentes, despesas com alimentação e hospedagem e obras civis de pequeno porte relacionadas às categorias higienização e acondicionamento, instalação de sistemas de segurança e infraestrutura.

Os proponentes deverão anexar uma declaração que assegura gratuitamente o direito de reprodução e veiculação pública dos resultados dos projetos contemplados.

A lista inicial dos projetos selecionados será divulgada em 21 de novembro. Os coordenadores poderão interpor recurso administrativo de 22 a 25 de novembro. A lista final será publicada em 28 de novembro de 2022.

Os recursos  poderão ser empregados pelo período máximo de 12 meses, conforme o cronograma estabelecido neste edital. A execução deve ser realizada de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023 e a prestação de contas deve ser realizada até 60 dias após o término da execução.

No material de divulgação dos contemplados deverá constar o logo da PRCEU com a indicação de apoio e o seguinte texto: “Este projeto foi financiado por meio do Edital de Preservação e Curadoria de Acervos e Patrimônio Cultural na Universidade de São Paulo, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP”.

O edital completo está disponível para visualização neste link.

Texto: Elcio Silva, Assessoria de Comunicação da PRCEU

Por Jornal da USP