Editor de periódico sobre patentes em nanotecnologia fará palestra no IQSC

Edição do Química às 16 abordará nanotecnologia nas coisas (NoT) com transmissão ao vivo pela internet

Nesta quarta-feira, 13 de novembro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, recebe o cientista Oswaldo Luiz Alves em nova edição do Química às 16, que abordará a nanotecnologia nas coisas (NoT). O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube.

“As nanotecnologias têm sido consideradas um dos principais elementos da nova revolução tecnológica e industrial”, afirmou o Professor Titular na Universidade Estadual de Campinas. “Tal situação vem do fato delas serem, ao mesmo tempo, impulsionadas fortemente pelo conhecimento novo, às vezes disruptivo, e pelo mercado”, completou.

Durante a palestra que profere às 16 horas, o pesquisador levantará “aspectos relacionados ao desenvolvimento, oportunidades e desafios desta nova plataforma de conhecimento, sem deixar de lado as questões afeitas às suas aplicações. Acreditamos que a discussão de alguns destes pontos terá papel importante no aumento da percepção da importância estratégica das nanotecnologias, seus desafios, suas potencialidades e, sobretudo, seu caráter inter, multi, transdisciplinar que impactam praticamente todas as atividades humanas”, nos informou o pesquisador.

Oswaldo Luiz Alves é Editor Regional (América Latina) do periódico Recent Patents on Nanotechnology (EUA). Integra vários conselhos e Comissões de destaque na área científica e recebeu vários prêmios e honrarias nacionais e internacionais, dentre as quais: a Comenda Nacional do Mérito Científico (2002) e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2018), outorgadas pelo Governo Brasileiro e a Medalha Simão Mathias concedida pela Sociedade Brasileira de Química (2005). É Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências – Regional São Paulo (2019-2022); integra a Royal Society of Chemistry desde 2015; é membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira desde 2017; e integra o Comitê Consultivo de Nanotecnologia e Novos Materiais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (2017-2019).

A atividade é coordenado pelos cientistas Danilo Manzani e Fábio Henrique Barros de Lima e é aberta a todos os interessados gratuitamente, discutindo temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas.

Palestra
“Nanotecnologia nas Coisas (NoT): a emergência da inter, mult e transdisciplinaridade”
13/11/2019, quarta-feira, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1
Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1 do Campus USP