EESC teve presença marcada por premiações e palestra no evento

Pesquisadores do Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP participaram do XIII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), entre os dias 6 e 10 de novembro. Dois trabalhos do Núcleo, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental (PPGSEA), foram destaque entre os melhores artigos científicos publicados no evento e um de seus pesquisadores figurou entre os palestrantes do encontro.

eesc simposio climatologia

O trabalho Cobertura e fachada verde: análise de episódio climático representativo de calor em células de testes do mestrando Thiago Youzi Kussaba Kayano foi um dos premiados. Orientado pelo professor credenciado do PPGSEA, Gustavo Zen de Figueiredo Neves, e pelo professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC e coordenador do Núcleo, Francisco Arthur da Silva Vecchia, o trabalho revelou que a temperatura do ar pode ser até 7ºC mais baixa nas paredes e cobertura vegetadas quando comparada ao sistema sem vegetação.

O segundo trabalho premiado é de autoria dos doutorandos Bruno César dos Santos, Mauricio Sanches Duarte Silva e Isabela Taici Lopes Gonçalves Horta, orientados pelo professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, Adriano Rogério Bruno Tech. Intitulada Efeito orográfico e a distribuição espacial das chuvas no município de Itirapina-SP, a pesquisa apontou que existe uma grande variação da distribuição das chuvas nas décadas analisadas e que o relevo influencia o aumento dos totais pluviométricos na região de Itirapina-SP, nas proximidades da represa do Broa, onde se localiza o Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da EESC.

Do lado esquerdo Thiago Youzi Kussaba Kayano e do lado direito Bruno César dos Santos, acompanhados pela professora Cássia de Castro Martins Ferreira, coordenadora do evento

Além das premiações, a Escola também esteve representada na mesa redonda Climatologia Regional e Agroclimatologia: métodos, técnicas e enfrentamentos diante das alterações climáticascom a participação do doutor Neves que apresentou os resultados de suas pesquisas relacionadas à dinâmica climática do centro-oeste do Brasil e a distribuição das chuvas no Estado de Goiás e Distrito Federal. A mesa redonda também teve participação de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Londrina (UEL), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Palestra de Gustavo Zen de Figueiredo Neves

Todos os trabalhos premiados no Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica farão parte da edição especial da Revista de Geografia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Vale destacar que outros membros do PPGSEA também apresentaram trabalhos em diferentes eixos temáticos do Simpósio. A relação dos artigos completos e autores encontram-se a seguir:

• Estudo cienciométrico da revista brasileira de climatologia entre 2005 a 2018, de Gustavo Zen de Figueiredo Neves;

• As chuvas no município de Alfenas/MG: análise pluviométrica diária por meio de índices climáticos, 1984-2016, de Rafael Grecco Sanches, Bruno César dos Santos, Paulo Henrique de Souza e Adriano Rogério Bruno Tech;

• Thermohygrometric analysis of the urban boundary layer by RPA/drone in São Carlos, Brazil, de Rafael Gotardi Brússolo e Francisco Arthur da Silva Vecchia;

• Desenvolvimento de um termohigrômetro de baixo custo para estudos climáticos e ambientais, de Mauricio Sanches Duarte Silva, Rafael Grecco Sanches, Bruno César dos Santos e Francisco Arthur da Silva Vecchia.

O Simpósio contou com a participação de 400 pesquisadores e professores de diferentes partes do país e do exterior. Foram apresentados mais de 300 trabalhos completos no evento.

Da esquerda para a direita: Mauricio Sanches Duarte Silva, Rafael Grecco Sanches, Bruno César dos Santos, Rafael Gotardi Brússolo, Gustavo Zen de Figueiredo Neves e Thiago Youzi Kussaba Kayano

Mais informações:
Gustavo Zen de Figueiredo Neves