Egressa da Engenharia Ambiental da EESC integra lista da Forbes de mulheres inovadoras nas agtechs

Quando se pensa no papel da universidade na construção do conhecimento, não há dúvidas de que ela representa uma imensa porta de entrada e até mesmo um trampolim para que seus alunos sejam impulsionados para saltos imensuráveis.

Frequentemente, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) retrata exemplos de pessoas que concluíram suas graduações ou pós-graduações e seguiram de maneira bem sucedidas em suas áreas de formação. Um desses exemplos mais recentes é a ex-aluna Juliana Polizel, formada em Engenharia Ambiental pela EESC e que atualmente figura na lista da prestigiada ForbesAgro entre as 20 mulheres inovadoras nas agtechs, startups voltadas à concepção de soluções específicas para o setor do agronegócio.

Juliana alcançou o lugar de destaque com a startup Pitaya Tech Irrigação Eficiente, da qual é co-fundadora.

A agtech oferece alternativas de manejo de irrigação, tornando-a mais eficiente. Por meio de sensores de alta precisão, a disponibilidade de água no solo é monitorada, de modo que as plantas sejam irrigadas na hora certa e com a quantidade ideal de água, evitando desperdícios, reduzindo custos e melhorando o desempenho do plantio.

O caminho profissional percorrido por Juliana até alcançar o lugar de destaque teve início em 2007, quando ela ingressou no curso de Engenharia Ambiental na EESC.

“Me formei em 2011 e cinco anos mais tarde voltei para a EESC, onde realizei o programa de pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. Ao todo, foram oito anos nessa universidade, local que me permitiu pleno desenvolvimento da forma de pensamento crítico e embasado. Mais do que isso, o ambiente existente dentro do curso estimulava a mim e aos colegas para se fazer a diferença, algo que levei adiante na minha trajetória”, ressalta Juliana.

Foi justamente somando o aprendizado com a vontade de fazer diferença obtidos na EESC que Juliana fundou uma consultoria ambiental totalmente relacionada a sua formação e, após seu envolvimento com inovação, passou a trabalhar com irrigação, “mantendo o propósito ambiental que vem da minha formação de origem”, diz Juliana.

Juliana em sua formatura do curso de Engenharia Ambiental

A importância da inovação

A tecnologia dos sensores de solo utilizada pela ex-aluna da EESC e que a colocou na prestigiada Lista ForbesAgro foi desenvolvida junto à EMBRAPA e é considerada uma inovação essencial no agronegócio.

A agricultura é um setor que apresenta expressivo consumo de recursos hídricos e o manejo da irrigação pode contribuir substancialmente para a economia da água.

“O uso de tecnologias da Pitaya Irrigação possibilita uma economia de 800 mil litros de água por dia em uma única fazenda, o que mostra o tamanho e a relevância do impacto na redução dos recursos hídricos”, destaca Juliana. Aliás, estar na lista da Forbes como uma das 20 mulheres inovadoras nas agtechs já é, segundo a própria engenheira e empresária, “um grande reconhecimento pelo trabalho cheio de desafios no dia a dia”. Ela conclui: “espero que essa trajetória iniciada na EESC possa inspirar outras mulheres a desafiar o futuro com ideias e projetos não apenas na área ambiental, como também em todas as áreas”.

Veja aqui a Lista ForbesAgro das 20 mulheres inovadoras nas agtechs.