Egresso da Engenharia Ambiental da EESC é coautor de artigo vencedor do Prêmio Johannes Kepler

O engenheiro ambiental Arthur Nicolaus Fendrich, formado pela EESC no ano de 2015, é um dos autores do artigo vencedor da edição de 2022 do Prêmio Johannes Kepler. Trata-se de um prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

O artigo, intitulado Disclosing contrasting scenarios for future land cover in Brazil: results a high-resolution spatiotemporal model (em tradução livre para o português, Revelando cenários contrastantes para a futura cobertura da terra no Brasil: resultados de um modelo espaço-temporal de alta resolução), foi escrito por Fendrich em parceria com os pesquisadores Alberto Barretto, Vinícius Guidotti de Faria, Fernanda de Bastiani, Karis Tenneson, Luis Fernando Guedes Pinto e Gerd Sparovek.

O trabalho foi publicado no prestigiado periódico Science of the Total Environment e objetivou o desenvolvimento de um modelo preditivo para o uso do solo no Brasil.

Ao olhar para o passado, o trabalho buscou quantificar como a cobertura do solo no Brasil se relaciona com fatores geográficos, como localização, clima, presença de infraestrutura, entre outros. Em seguida, os autores utilizaram essas relações para avaliar o impacto de cenários futuros na cobertura do solo do país. Esses resultados são importantes, pois apontam como decisões tomadas no presente podem afetar, por exemplo, a manutenção da vegetação natural no país no curto prazo.

Os autores do artigo serão premiados durante o XLI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, que ocorrerá no mês de setembro, em Campinas (SP).

Além de um diploma, receberão a quantia de R$10 mil.

Para Fendrich, receber o prêmio é um grande incentivo e demonstra a relevância do tema abordado pelo artigo, já que “quantificar e antecipar o impacto de questões nacionais tão relevantes pode ajudar a guiar as discussões e mesmo as decisões a serem tomadas”. Ele conclui que a sua trajetória na EESC foi fundamental para que despertasse o interesse pelo tema de modelagem matemática aplicada a estudos ambientais: “sem dúvidas, foi a profundidade dos assuntos abordados durante a graduação e pós-graduação na EESC, aliada ao constante apoio dos professores, que permitiu minha integração com grupos multidisciplinares como o deste trabalho”.

Foto de Arthur Fendrich, autor de artigo premiado

Para mais informações sobre o prêmio, acesse o site da SBMAC.